Transparência da Mobilidade
 
 
 
 
Transparência da Mobilidade
 
 
 
 
 
Prefeitura inaugura novo Espaço de Desenvolvimento Infantil na Zona Oeste

Nova unidade amplia o atendimento em creche e pré-escola em mais 150 vagas na região


30/11/2011 15:21:00  » Autor: Texto: Flávia David / Fotos: AF Rodrigues


Foto: AF RodriguesA Prefeitura do Rio, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quarta-feira, dia 30, em Bangu, um novo Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), ampliando em mais 150 vagas o atendimento em creche e pré-escola na região. O EDI Rafael Pereira da Silva, cujo nome homenageia um dos alunos mortos na Escola Municipal Tasso da Silveira (Realengo), em abril deste ano, atenderá crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, com 125 vagas para creche e outras 25 para a pré-escola. A cerimônia de inauguração reuniu a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, o subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira e familiares de Rafael.

A meta da Prefeitura do Rio é criar mais 30 mil novas vagas até 2012. Desde 2009, foram criadas 14.273 vagas em creche em toda a cidade. Com esta unidade, a prefeitura passa a contar com 51 EDIs construídos, além das 98 escolas que tiveram seus espaços readequados para este tipo de atendimento.

Foto: AF RodriguesEm seu discurso, a secretária municipal de Educação destacou a importância de uma boa educação infantil para o futuro escolar da criança:

- Para que um aluno tenha capacidade de aprender bem durante sua trajetória escolar, é fundamental que ele receba uma boa atenção na educação infantil. Para isso, a Prefeitura do Rio está expandindo vigorosamente o número de creches na cidade. Estamos inaugurando uma por semana. Além disso, contamos com uma excelente equipe de professores de educação infantil e auxiliares de creche, devidamente capacitados para esta missão - afirmou Claudia Costin, que prestou uma homenagem a Rafael:

- Futuras gerações se lembrarão dele, uma vez que o futuro que Rafael não pode ter será garantido a essas crianças. Os bebês vão crescer sob a inspiração do Rafael - disse a secretária, completando que o sorteio de vagas para a unidade será realizado em janeiro do próximo ano, com início das aulas marcado para o mês seguinte.

Foto: AF RodriguesCom investimento de R$ 2,6 milhões, o EDI Rafael Pereira da Silva possui dois pavimentos e conta com quatro salas de atividades, dois berçários, lactário, lavanderia, fraldário, sala multiuso, secretaria, sala de direção, sala de atendimento, refeitório e solário, além de elevador e sanitários adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção. As obras foram executadas pela RioUrbe (Secretaria Municipal de Obras)

A cerimônia também reuniu representantes da 8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), responsável pelas unidades de ensino daquela região, lideranças comunitárias e parlamentares.

Espaço de Desenvolvimento Infantil:

Foto: AF RodriguesDentro do novo modelo de atendimento à Primeira Infância, a Secretaria Municipal de Educação criou o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), que integra, no mesmo ambiente, a creche e a pré-escola. Nos EDIs, as crianças são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde pequenas a partir, por exemplo, da convivência com os livros e também materiais apropriados. O novo modelo pode atender crianças de seis meses a cinco anos e meio de idade.


Para garantir um atendimento de qualidade, a partir deste ano, cada sala de atividades nas creches contará com um professor de Educação Infantil. Para isso, a Prefeitura criou o cargo de professor de Educação Infantil e está convocando mais de 1.500 docentes.


 




Serviços Serviços

Vídeos Vídeos


  • Autovistoria

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro