Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito participa da inauguração do Into com Dilma e Cabral

As instalações do instituto abrangem uma área de 70 mil m², ocupando o prédio do antigo Jornal do Brasil


25/11/2011 11:49:00  » Autor: Texto: Anna Beatriz Cunha / Fotos: J.P. Engelbrecht


Foto: J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes participou na manhã desta sexta-feira, dia 25, ao lado da presidente Dilma Rousseff, do ministro da Saúde Alexandre Padilha, do governador Sérgio Cabral, entre outras autoridades, da inauguração do novo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – Into – Jamil Haddad, localizado no antigo prédio do Jornal Brasil, na Zona Portuária do Rio, que passa por um processo de revitalização com o projeto Porto Maravilha.


Em seu discurso, Paes ressaltou a importância da parceria entre as três esferas de governo para garantir um atendimento público de saúde com qualidade:
 

- Essa parceria dos três níveis de governo está fazendo uma revolução na saúde da cidade do Rio de Janeiro. O município do Rio de Janeiro chega ao próximo ano com uma UPA para cada 150 mil habitantes, que é o número ideal, com 20 UPAs do estado e 20 da prefeitura – disse o prefeito, ressaltando também a importância do Into para a revitalização da Zona Portuária.


Foto: J.P. Engelbrecht- Voltar a ter esse espaço ocupado por médicos, por profissionais de saúde e por pacientes, é o primeiro passo desse fantástico processo que é a revitalização da Zona Portuária. O governo deve sempre buscar ajudar a cidade. Por isso a construção de um hospital desse porte não em área nobre da cidade, que não precisa desses investimentos, mas em uma área degradada, que será alavancada pela instalação de uma construção como essa - completou Paes.

 

Antes da cerimônia de inauguração, as autoridades visitaram as novas instalações do Into, como o Centro de Reabilitação e o Hospital-Dia. No Centro de Reabilitaçãos, eles conversaram com a estudante Thayane Tavares Monteiro, uma das vítimas da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, que faz fisioterapia no local e foi apresentada ao prefeito e a presidente Dilma. A fisioterapeuta Marcia Botino disse que o progresso de Thayane é surpreendente:


- Estamos progredindo, esses são só os primeiros passos de muitos. Ela já está ficando mais independente. A Thayane é muito aplicada, faz exercícios aqui e em casa. Mas sem dúvida, a estrutura do novo Into é maravilhosa e é exatamente o que ela precisa para aos poucos recuperar os movimentos das pernas, disse a fisioterapeuta.


Foto: J.P. EngelbrechtDilma, Cabral e Paes visitaram a ala da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e foram recepcionados pelos médicos, enfermeiros e técnicos de plantão. Na UTI, dos 48 leitos disponíveis, 18 já estão funcionando.

 

O hospital é especializado em atendimento cirúrgico, exclusivamente para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), e é considerado referência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidades. Com as novas instalações, a capacidade de produção cirúrgica do hospital aumentou em até três vezes. O número de salas cirúrgicas passa de oito para 21, de seis mil para 19 mil intervenções cirúrgicas anuais, de 14 para 60 consultórios e a previsão é de que as consultas ambulatoriais passem de 102 mil para 305 mil. Na área de reabilitação, foram entregues 255 leitos de internação, além de 48 de terapia intensiva e pós-operatório, antes com 144 unidades no total. Já o Centro de Reabilitação terá capacidade para atender a 86 mil pacientes anualmente.


Foto: J.P. EngelbrechtA presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil tem condições de buscar um padrão de excelência no atendimento à saúde:


- É muito sintomático estarmos no prédio de um jornal que era nacional, o Jornal do Brasil. Além dele ser uma referência na história da imprensa brasileira, ele deixa para nós a possibilidade dessa transformação, em criar aqui um centro de referência em traumatologia e ortopedia. O Into serve de parâmetro para todo o Brasil e mostra que somos capazes. Saúde de qualidade é hoje uma das prioridades da população e tenho que reconhecer a parceria do Governo do Rio e da prefeitura nesta área. Centro de referência é isso: a possibilidade de garantir às populações de todos os rincões deste país saúde de qualidade e de difundir as melhores práticas.


Foto: J.P. EngelbrechtNa ocasião, as autoridades assinaram o Acordo de Cooperação Técnica para investimentos no Instituto Vital Brazil e o Protocolo de Intenções para a construção do novo Centro de Processamento Final de Rio-Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), lançaram o Projeto do Centro Estadual de Inovação Tecnológica – SAUTEC – e firmaram a doação de terreno do Governo do Estado do Rio de Janeiro para a Fiocruz.


O governador Sérgio Cabral também reconheceu a importância deste hospital para área portuária do Rio e para a saúde pública nacional:
 

- A vinda do Into para essa região da cidade vai representar um boom econômico para essa área, junto com esse novo prédio, junto com toda a PPP (Parceria Público Privada), que a prefeitura construiu para a Região Portuária. Do ponto de vista da saúde pública são 18 mil cirurgias ortopédicas que o estado faz e mais 18 mil que serão feitas aqui. É uma revolução na área de ortopedia no mundo, serão 36 mil cirurgias ortopédicas. Dava dó passar por esse prédio, que foi sede de um dos principais jornais do país, e vê-lo abandonado. Hoje ele está servindo a milhares de pessoas, não só do Rio como do Brasil.
 

Foto: J.P. EngelbrechtO Into, que funciona na Avenida Brasil, 500, oferece os serviços de Hospital-Dia, sistema de atendimento que realiza procedimentos rápidos, em que o paciente é liberado em 24h; Atendimento Domiciliar, trabalho realizado para complementar o tratamento ortopédico iniciado na unidade com atendimento especializado em casa; Banco de Tecidos Musculoesqueléticos, responsável pela captação , processamento e distribuição de osso, tendões e meniscos para utilização em cirurgias de transplantes; Laboratórios de Pesquisa Neuromuscular e de Fisiologia do Esforço, que impulsionam ainda mais para o desenvolvimento de estudos em Fisiologia do Exercício e Medicina do Esporte; Projeto Suporte, que promove a estruturação das redes em traumatologia e ortopedia no país; e o Centro de Terapia Celular e Bioengenharia Ortopédica, que consiste no desenvolvimento de projetos de pesquisa básica e protocolos clínicos na área da Medicina Regenerativa.  


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços