Prefeito inaugura novo equipamento no Catumbi e apresenta o modelo de saúde desenvolvido na cidade para a diretora-geral da OMS
20/10/2011 17:36:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: J.P. Engelbrecht
A Prefeitura do Rio inaugurou na tarde desta quinta-feira, dia 20, a primeira Clínica da Família da região central e a 44ª da cidade. Localizada no Catumbi, a Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello beneficiará 24 mil moradores, com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. A unidade vai garantir atendimento aos moradores do Morro da Coroa e do seu entorno, região pacificada pelas forças de segurança do estado e que conta com a intervenção da prefeitura, através do projeto UPP Social.
Na cerimônia de inauguração da Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, o prefeito Eduardo Paes, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, apresentaram o modelo de saúde desenvolvido pela Prefeitura do Rio para a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan. Desde o início de 2009, o percentual de moradores do Rio atendidos pelo Programa Saúde da Família aumentou em mais de sete vezes, passando de 3,5% para mais de 25%.
Em seu discurso, o prefeito falou sobre o atendimento das Clínicas da Família e da homenagem feita ao brasileiro Sério Vieira de Mello:
- O Governo Federal tem sido importante nesse processo de criação das Clínicas da Família. O que vocês vão ter aqui é atendimento de muita qualidade. O tipo de atendimento que as pessoas da nossa cidade e do nosso país merecem e precisam. Essa clínica está recebendo o nome do Sérgio Vieira de Mello, que era um embaixador brasileiro, que trabalhava na ONU. Ele foi, talvez, um dos homens do Brasil mais reconhecido pelo seu trabalho no exterior. Era um homem que comandava os Direitos Humanos das Nações Unidas.
A previsão é de que esta unidade de saúde faça mensalmente cerca de 2.400 consultas médicas e odontológicas, além dos procedimentos e serviços oferecidos na clínica, como exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-X, eletrocardiograma, curativos e vacinação. Os pacientes poderão fazer ainda planejamento familiar, teste do pezinho e acompanhamento de pré-natal.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou o motivo de levar a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, para conhecer uma Clínica da Família:
- O que eu queria mostrar para a Margaret era o que de melhor o Brasil está fazendo na saúde da atenção primária, com a Clínica da Família, que é o que está fazendo aqui na cidade do Rio de Janeiro. Nós acreditamos que ao levar a saúde mais perto de onde as pessoas vivem, a gente consegue, além de cuidar melhor das pessoas, reduzir a lotação dos hospitais. Ninguém faz saúde dentro dos hospitais.
Depois de conhecer as dependências da Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, elogiou a nova unidade de saúde do município:
- Estou extremamente honrada em visitar essa Clínica da Família. Tenho experiência nessa área e posso dizer se o serviço é bom ou não. E essa é uma das melhores clínicas que já vi. Meu sonho como diretora da OMS é ver clínicas assim em cada país.
Construída pela Riourbe, em um investimento de R$3 milhões, a nova unidade contará também com a 29ª Academia Carioca da Saúde, equipada com 10 aparelhos de fácil execução, utilizados pelos usuários da unidade, sob supervisão de um profissional de Educação Física e com acompanhamento médico. Em dois anos de funcionamento, foram notados benefícios como redução do uso de medicamentos e do peso dos usuários. As academias funcionam exclusivamente em postos de saúde e já contam com cerca de 6 mil beneficiários.
A Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello funcionará de segunda a sexta-feira, dias 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, na Avenida Trinta e Um de Março, s/nº (próximo ao Túnel Santa Bárbara).
Homenagem a Sérgio Vieira de Mello
Sérgio Vieira de Mello nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 15 de março de 1948. Tornou-se funcionário da ONU em 1969, onde trabalhou por 34 anos no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, servindo em missões humanitárias e de manutenção da paz. Ficou conhecido no cenário internacional por sua dedicação no apoio à reconstrução de comunidades afetadas por guerras e violências extremas. Foi o primeiro brasileiro a atingir o alto escalão da ONU. Vieira de Mello morreu no Iraque em 2003, juntamente com outras 21 pessoas, durante um ataque suicida provocado por um caminhão-bomba.