Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura EDI com tecnologia sustentável na Vila da Penha

O novo Espaço de Desenvolvimento Infantil presta homenagem a mais uma vítima da tragédia de Realengo


13/10/2011 10:45:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: AF Rodrigues


Foto: AF RodriguesA Prefeitura do Rio inaugurou nesta quinta-feira, dia 13, o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Mariana Rocha de Souza, na Vila da Penha, em mais uma homenagem do município às vítimas da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. A nova unidade, totalmente erguida a partir do conceito sustentável, amplia em 250 vagas o atendimento em creche na região, para crianças com idades entre seis meses e cinco anos e 11 meses.


O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, participaram da cerimônia, que também contou com a presença do subprefeito da Zona Norte, André Santos e dos familiares da jovem Mariana. Paes agradeceu a mãe da adolescente por emprestar o nome da filha à creche e explicou o objetivo da homenagem:


Foto: AF Rodrigues- Tivemos há seis meses uma enorme tragédia no Rio. Logo em seguida ao ocorrido, a prefeitura decidiu inaugurar creches com os nomes das vítimas, com o objetivo de trazer conforto para as famílias. Essa é uma forma não só de eternizar a presença da Mariana, mas, também, de não esquecermos que vivemos numa sociedade complexa, que precisa de mais paz, compreensão e amor pra evitar que essas tragédias se abatam sobre a nossa cidade. Infelizmente a Mariana teve o seu futuro interrompido, mas é através da educação que construímos o futuro e, aqui, muitos carioquinhas vão poder ter um futuro melhor – afirmou.


A nova unidade, construída pela Secretaria Municipal de Obras, por meio da RioUrbe, é a primeira da rede municipal de ensino a seguir um conceito totalmente sustentável. O projeto pioneiro contou, por exemplo, com a reutilização na obra do entulho gerado pela construção. Além disso, o novo prédio possui sistema de caixa de reúso, que armazena água da chuva para utilização na parte externa, como limpeza e jardinagem; e um "telhado verde" para poupar o uso da refrigeração e diminuir a temperatura interna do EDI.


Foto: AF RodriguesAlém disso, visando a economia de energia, foram projetados janelas e solários mais amplos para que a claridade entre nos ambientes sem a necessidade do uso excessivo de iluminação elétrica.


A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, falou sobre os investimentos da prefeitura na Educação do Rio:


- Aqui as crianças vão receber educação de qualidade desde a primeira infância. Nesse espaço as mães acompanham o desenvolvimento dos seus bebês e a cada ano há uma avaliação desse desenvolvimento. Além disso, contamos com os agentes de creche e professores de educação infantil, que são pessoas capacitadas para a realização das atividades infantis. Estamos aumentando o número de vagas, construindo prédios com muita qualidade e investindo na primeira infância, o que é fundamental para as crianças terem a chance de um futuro brilhante – destacou.


Foto: AF RodriguesO espaço possui oito salas de atividades, dois berçários, dois fraldários, sala de amamentação, solário, lactário, uma sala de núcleo de educação e saúde, banheiros infantis e de professores, brinquedoteca, secretaria, cobertura, pátio, parquinho com brinquedos, refeitório, lavanderia, sala de reunião e depósito. O local também atende as normas de acessibilidade, com rampas, elevador e ambientes amplos, além de banheiro para portadores de necessidades especiais. O investimento foi de R$ 3,2 milhões.


Com as 250 vagas oferecidas pela unidade, o Rio já conta com 13.805 novas vagas em creche, criadas desde 2009, em 46 EDIs construídos, além de 98 escolas que tiveram seus espaços adequados para esse tipo de atendimento. Atualmente, mais de 55 mil crianças já são atendidas pela prefeitura em creches da rede municipal e em creches conveniadas.


A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem ampliando a oferta de vagas em creche em toda a cidade, a partir da meta de criar mais 30 mil novas vagas até 2012.


 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços