Público já contará com novo sistema BRT de transporte para o deslocamento até a Cidade do Rock
02/10/2011 17:20:00 » Autor: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos
A cidade do Rio de Janeiro receberá novamente em setembro de 2013 mais uma edição do Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes e pelo presidente do evento, Roberto Medina, durante entrevista coletiva na tarde deste domingo, dia 2 de outubro, último dia do festival de música.
Em sua quarta edição no Brasil, o festival de música foi o evento inaugural do Parque dos Atletas - primeiro equipamento olímpico entregue pela Prefeitura do Rio cinco anos antes dos Jogos de 2016. No futuro, o local vai servir de área de lazer para a população carioca e para os atletas durante as Olimpíadas.
Após ganhar de presente dos organizadores uma guitarra do Rock in Rio 2013, ao lado de patrocinadores que já confirmaram participação em 2013, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a importância da realização dos Jogos Olímpicos para a Cidade e os legados que eles deixarão para a população, que já vai poder sentir as melhorias no transporte na próxima edição do Rock in Rio:
- Há exatos dois anos (2009) essa cidade teve chancelada a sua virada quando foi escolhida para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 e, hoje, encerramento do festival vivemos a feliz coincidência de anunciar que o Rock in Rio voltará à cidade em 2013. O que torna esse 2 de outubro um dia muito especial. Sabíamos que as Olimpíadas trariam muitas transformações e deixariam legados para a população e para a cidade. O Parque dos Atletas (local onde funciona a Cidade do Rock) é um desses legados e, em 2013, já vamos ter o primeiro BRT (sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em corredores exclusivos) pronto e funcionando, facilitando a chegada das pessoas à Cidade do Rock – disse.
O presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, explicou a escolha de realizar no Rio mais uma edição do evento :
- Aproveitando o momento incrível que a cidade está vivendo, com tantos eventos que estão por vir, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o Rock in Rio não podia deixar de estar presente nessa cidade e de voltar em 2013. Fizemos um festival maravilhoso nesses sete dias, em que 200 países e 150 milhões de pessoas viram o Rio de Janeiro em festa. O coração do mundo bateu aqui. Só essa cidade reúne 700 mil pessoas em total clima de paz, alegria e diversão. Vamos trabalhar para fazer ainda melhor em 2013 – afirmou o idealizador do projeto.
Para o evento, com público de 100 mil pessoas em cada um dos sete dias de shows, a Prefeitura do Rio preparou um esquema especial envolvendo diversos órgãos municipais para controle urbano, operação de trânsito e de transporte, limpeza, vigilância sanitária, saúde e defesa civil. O Centro de Operações Rio foi responsável por monitorar a área do evento e dar suporte às equipes da prefeitura que estavam no local.
Durante a entrevista coletiva, o prefeito elogiou o trabalho desenvolvido pela prefeitura:
- A prefeitura montou uma operação que funcionou muito bem, não ouvimos falar de nó no trânsito, de ação de flanelinhas e de ambulantes atuando no entorno do evento. Contamos com uma equipe de observadores que anotou as falhas e defeitos para que tudo possa ser aprimorado para os próximos eventos. Ainda temos muito o que aprender, mas foi uma grande experiência para a cidade, que ficou lotada com hotéis com 100% de ocupação, numa época de baixa temporada – afirmou Paes.
Ele destacou ainda alguns pontos que podem ser aperfeiçoados:
- Várias lições foram tiradas daqui: não dá pra fazer um grande evento e as pessoas virem de carro, ter um transporte de qualidade é fundamental. A fiscalização com os taxistas será mais rigorosa porque é inadmissível essa cobrança feita a “tiro” constatada em alguns casos. As coisas foram muito bem, mas, claro, sempre podem melhorar. Com o que dispomos de infraestrutura hoje posso dizer que a operação foi excelente. Parabenizo todo o time da prefeitura que trabalhou com muita competência para tornar ainda mais prazeroso esse festival.
Roberto Medina também comentou o trabalho realizado pela Prefeitura do Rio:
- O projeto, que começou há 26 anos, já tem hoje mais de 13 mil funcionários e conta com o enorme apoio da prefeitura que montou uma mega estrutura para operar esse evento para que tudo isso acontecesse - disse Medina, citando algumas modificações para o evento de 2013:
- Para o maior conforto do público vamos diminuir o número de pessoas de 100 mil para 85 mil, teremos novos atrativos, novos ritmos musicais e vamos contar com novas aparelhagens públicas como o BRT, garantindo ainda mais infraestrutura.
Neste último dia de shows do Rock in Rio, apresentam-se no Palco Mundo Detonautas, Pitty, Evanescence, System of a Down, Guns n´Roses. Durante o dia, no Palco Sunset, as atrações foram Marcelo Camelo, Titãs, Tom Zé, Banda Faluja, entre outras.
Nos sete dias de evento, cerca de 700 mil pessoas acompanharam as apresentações de bandas nacionais e internacionais, além do espaço fashion com desfile de moda, lojas, bares, restaurantes, tirolesa, roda-gigante, entre outras atrações.
Em 2012, o Rock in Rio será realizado em Lisboa e Madri, nos meses de maio e junho, respectivamente. Mais informações sobre o Rock in Rio estão disponíveis no portal do Rio Guia Oficial (www.rioguiaoficial.com.br) e no site oficial do festival (www.rockinrio.com.br).
Imagens relacionadas:

