Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Dia Mundial Sem Carro: Prefeito pedala de casa ao Leblon e apresenta os novos ônibus de piso baixo

A renovação da frota será gradual, com a substituição de 20% dos ônibus a cada ano


22/09/2011 08:52:00  » Autor: Flávia David / Fotos: Beth Santos


Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes percorreu na manhã de hoje, dia 22, de bicicleta, o percurso entre a Vista Chinesa (área vizinha à residência oficial) e a Praça Atahualpa, no Leblon, em apoio ao “Dia Mundial sem Carro”. Ao chegar à orla, apresentou os novos ônibus da cidade, os Mega BRS, equipados com piso baixo tipo low entry (que facilita o acesso de pessoas com deficiência física e idosos), motor traseiro (que oferece melhor condição de trabalho aos motoristas e diminui ruído e temperatura média no interior do ônibus), câmbio automático e suspensão pneumática. Uma frota inicial de 18 veículos entra em operação a partir desta quinta-feira, em linhas que circulam pelos corredores BRS dos bairros do Leblon, Ipanema e Copacabana.

 

Acompanhado pelo secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, o vice-presidente da Rio Ônibus, Otacílio Monteiro, e pelo diretor de Marketing e Comunicação da Fetranspor/RioCard, Edmundo Fornasari, o prefeito do Rio fez uma avaliação do Mega BRS assim que chegou ao Palácio da Cidade, em Botafogo:

 

Foto: Beth Santos- Os benefícios serão enormes para a população. Trata-se de um veículo sensacional, muito mais silencioso, confortável, com uma acessibilidade fantástica. Queremos que todos os ônibus da cidade tenham esse padrão - disse Eduardo Paes, completando que a renovação da frota será gradual.

 

- Inicialmente, os levaremos para os corredores BRS existentes e para aqueles que a prefeitura vai implantar nas demais regiões da cidade, como o Centro e a Zona Norte - falou o prefeito, acrescentando que, a cada ano, 20% dos ônibus deverão ser substituídos.


Ainda segundo Paes, a Prefeitura do Rio não está medindo esforços para transformar o padrão de transporte na cidade.

 

- Precisamos mudar esse padrão, mas muita coisa já aconteceu. Vivemos uma nova realidade no transporte do Rio. O concessionário de hoje, por exemplo, sabe que tem seu direito garantido e conhece suas obrigações. Ou seja, para ele, vale a pena investir e melhorar o serviço. Além disso, estamos garantindo o conforto e a segurança da população com a instalação dos BRS, que já são um enorme sucesso. E nesta semana, apresentamos o BRT (o “ligeirão”), já com a nova estação - disse Paes, que no Dia Mundial sem Carro defendeu o uso de bicicletas:

 

Foto: Beth Santos- Sei que a cidade do Rio de Janeiro, no verão, é muito quente. Mas existem pequenos deslocamentos que podem ser feitos de bicicleta ou transporte público. É um esforço que todos nós podemos fazer. Além disso, à medida que melhorarmos a oferta de transporte no Rio, será possível exigir mais da população que use o transporte público. Acredito que isso será possível em muito pouco tempo, com a conclusão dos corredores Transoeste e Transcarioca, quando tivermos o "ligeirão" em funcionamento, e com a instalação de mais corredores BRS na cidade – falou o prefeito, que também destacou os investimentos do Município na construção de ciclovias:

 

- Estamos dobrando o número de ciclovias na cidade. Tínhamos 150 Km e hoje estamos chegando a 300 Km. E estamos trabalhando principalmente nas regiões onde as pessoas usam a bicicleta como meio de transporte, como nas zonas Norte e Oeste. Além disso, vamos inaugurar neste fim de semana, na Zona Sul, a ciclovia Stuart Angel, na Urca. Hoje, por exemplo, a Prefeitura está inaugurando as ciclofaixas da Tijuca – concluiu, referindo-se ao Circuito Tijuca (3,5km) / Grajaú (6,5km), com faixas compartilhadas e ciclofaixas.

 

Foto: Beth SantosAlém destes investimentos, a Prefeitura do Rio também ampliou o número das chamadas "Zonas 30": este ano, um conjunto de ruas internas na Cidade Nova também passa a ter limite de 30 km/h para estimular o uso da bicicleta e permitir uma relação compartilhada entre motoristas, ciclistas e pedestres. Ao longo de 2009 e 2010 foram implantadas zonas 30km/h em 10 bairros da cidade.

O diretor de Marketing e Comunicação da Fetranspor/RioCard, Edmundo Fornasari, também destacou o diferencial dos veículos apresentados nesta quarta-feira.

 

- São veículos com mais capacidade e conforto do que os demais que circulam na cidade. Além disso, o veículo foi concebido de maneira a não causar danos ao meio ambiente, uma vez que vai utilizar o biodiesel. Trata-se de uma grande vitória para o Rio de Janeiro - disse Edmundo.

 

O Dia Mundial sem Carro: foi criado na França em 1998 em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura do Rio mobilizou várias secretarias e órgãos públicos para desenvolver ações durante todo o dia. Uma delas é a proibição do estacionamento no Centro numa área duas vezes maior do que a do ano passado: desta vez, o quadrilátero terá como limite as ruas Santa Luzia e Candelária, na Praça Pio X, e as avenidas Presidente Antônio Carlos e Rio Branco. Vale destacar que também está proibido o estacionamento de carros em todos os prédios públicos municipais.

 

 


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