Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Praia de Copacabana recebe a Corrida da Paz do CDMB

18/02/2010 13:26:00


No próximo domingo, dia 21, a partir das 9h, a Praia de Copacabana receberá a Corrida da Paz, para celebrar o aniversário do Cism (sigla em francês do Conselho Internacional de Esporte Militar), entidade equivalente, na esfera civil, ao Comitê Olímpico Internacional.

O evento, que será uma caminhada (corrida não-competitiva) pela orla marítima, do Forte do Leme até o Forte de Copacabana, é  também é uma atividade preparatória para os 5º Jogos Mundiais Militares, o Rio 2011, que serão disputados no Rio de Janeiro em julho de 2011, com apoio da Prefeitura do Rio. Na ocasião, 6 mil atletas de 110 países para competições em 20 modalidades esportivas. Além de natação, vôlei, atletismo e futebol, os Jogos apresentarão ao público modalidades diferenciadas, que são os esportes militares como paraquedismo, orientação e pentatlos militares.

A corrida deste ano terá a participação de cerca de mil militares e, também, estará aberto para toda a população da cidade. Os primeiros participantes que chegarem ao Forte do Leme - a concentração está prevista para as 8h - ganharão camisetas alusivas ao evento. Não é preciso fazer qualquer tipo de inscrição para a caminhada, que terá aproximadamente quatro quilômetros. Os organizadores pedem para todos os participantes e ao público em geral para usarem camisas brancas numa celebração da paz mundial.

Além do Rio de Janeiro, este evento estará sendo desenvolvido pelas unidades da Marinha, Exército e Aeronáutica em todo o Brasil, simultaneamente. No âmbito internacional, a caminhada, conhecida como Cism Day Run, estará presente em diversos países com previsão de cerca de 500 mil participantes espalhados ao redor do mundo celebrando a paz pelo esporte.

O Cism criou o evento há cinco anos e a cada edição ganha mais força e destaque: a primeira corrida foi realizada em 2006 e contou com a presença de 150 mil atletas militares de 28 países. No ano seguinte participaram 16 nações com um total de 100 mil corredores, números que aumentaram em 2008 com 46 países e 200 mil atletas. Já a última edição teve a participação de cerca de 300 mil soldados de 50 países e foi a estreia do Brasil no evento.




Serviços Serviços