Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito e governador assinam convênio para levar saneamento à Zona Oeste

Acordo inédito vai sextuplicar o número de estações de tratamento de esgoto e garantir o serviço para mais de 90% da população de 21 bairros da região


09/05/2011 12:27:00


Foto; Beth SantosO prefeito Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral e o presidente da Cedae, Wagner Victer, assinaram na manhã desta segunda-feira, dia 9, no Palácio da Cidade, em Botafogo, um contrato para levar saneamento básico a 21 bairros da Zona Oeste, que formam a AP-5 (Área de Planejamento 5). Com este acordo, 90% do esgoto produzido será recolhido e tratado. Atualmente, 50% do esgoto da região é coletado e apenas 4% recebe tratamento.

 

 

Paes falou sobre os investimentos que estão sendo feitos na região da Zona Oeste da cidade e sobre a importância deste convênio.

 

 

- As transformações que acontecem hoje na Zona Oeste são impressionantes. Nós vamos ter o primeiro BRT do Rio de Janeiro, levando transporte de qualidade a uma área completamente descoberta. Também está acontecendo uma revolução na saúde pública da região. Esse convênio é mais uma ação que vai melhorar a qualidade de vida na Zona Oeste. Além disso, nos leva a perceber que nós podemos contar com o setor privado para fazer esse serviço sem que o Estado perca o seu controle. Ao contrário, o Estado vai ficar mais forte porque ele fica mais enxuto, foca naquilo que ele tem que focar, regulando esse processo, trabalhando em parceria com a Cedae. É uma vantagem fantástica - disse o prefeito.

 

 

Foto; Beth SantosCom o modelo inédito elaborado pela Prefeitura do Rio, que atuará como reguladora da empresa que vencer a licitação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, a região receberá um investimento da iniciativa privada de R$1,6 bilhão em redes, estações de tratamento e elevatórias. Neste acordo, serão construídas, até 2022, mais 9 estações de tratamento. Outras 6 serão instaladas nos 15 anos restantes.

 

 

O secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura do Rio, Pedro Paulo Carvalho, disse que esse é um passo decisivo para solucionar um problema histórico da cidade.

 

 

- A gente tem dois grandes números que costumamos dizer que eram números vergonhosos para a cidade: 3% de cobertura do programa de saúde família e 4% de tratamento de esgoto na Zona Oeste. Na saúde da família, a Prefeitura esta´investindo desde o início deste governo. E esse projeto, que apresentamos hoje vai trazer a iniciativa privada para investir em rede de esgoto, para que a gente possa chegar a uma cobertura de 90% em uma das principais áreas da cidade. Cada real investido em saneamento básico representa quatro vezes mais recursos economizados na área da saúde. Temos uma meta olímpica: o investimento de 40% do esgoto tratado até 2016 - falou o secretário.

 

 

Foto; Beth SantosPelo novo sistema, a Cedae continua sendo responsável pelo abastecimento e pelas novas ligações de água, mas a gestão comercial será da empresa vencedora da licitação. A Rio Águas, órgão vinculado à Prefeitura, funcionará como uma agência reguladora que fiscalizará a prestação dos serviços da concessionária e o cumprimento do contrato.

 

 

- É um projeto inovador, uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura, que fará a concessão do esgoto. Ele é importante porque o município ficará livre de um conjunto de investimentos que teria para fazer frente à melhoria do saneamento da região da AP 5. É um benefício significativo para os moradores da Zona Oeste porque você tem um conjunto de investimentos que vão ser feitos na área de saneamento, especialmente na área de tratamento, que não vão ser feitos com o caixa da Prefeitura e sim com a parceria da iniciativa privada -, disse o presidente da Cedae, Wagner Victer.

 

 

Hoje, a Prefeitura do Rio conta com três estações de tratamento na região da Zona Oeste (Sepetiba, Vila Kennedy e Deodoro).

 

 

- Estamos aqui hoje tratando do povo, dos que mais precisam, daquelas pessoas que estão com muita dificuldade no abastecimento de água, com muita dificuldade para ter uma vida onde seus filhos não tenham problemas de contaminação na sua saúde por conta da falta do tratamento do esgoto - discursou o governador Sérgio Cabral.

 

 

 

Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: Beth Santos
 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços