Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

Está aberto o Carnaval 2011 na Cidade Maravilhosa

Em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, o personagem Blu também foi homenageado


04/03/2011 14:33:00


Foto: J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes declarou aberto o Carnaval 2011 na Cidade do Rio de Janeiro ao entregar, nesta sexta-feira, dia 4, a chave da cidade para a Corte Real do Carnaval (Rei Momo, rainha e princesas). A cerimônia aconteceu no Palácio da Cidade e reuniu o secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, integrantes da escola de samba Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval 2010, e da Confraria do Garoto. Na ocasião, a chave também foi entregue ao personagem Blu, a arara-azul que protagoniza a animação em 3D "Rio", produzida pela 20th Century Fox e a Blue Sky Studios. O filme, que tem o Rio de Janeiro como cenário, chega aos cinemas em abril deste ano.

 

Ao lado do secretário de Turismo, o prefeito do Rio destacou o simbolismo da cerimônia:

 

- É com grande alegria que passo a chave da cidade ao Rei Momo. Esse é, talvez, o momento mais solene de todos que já participei. A partir de agora, a cidade está nas mãos de uma fantástica figura - disse Eduardo Paes, que também falou sobre as suas expectativas para o Carnaval deste ano.Foto: J.P. Engelbrecht

 

- Não tenho dúvida de que esse Carnaval será um enorme sucesso. Mas a gente sempre pede para que as pessoas se divirtam com equilíbrio e tranquilidade, sem desrespeito ou danos ao patrimônio público. Dessa maneira, teremos um Carnaval de muita alegria - pediu o prefeito, que enalteceu a participação do público, cada vez maior, na folia.

 

- Os blocos estão nas ruas, organizados, os bailes estão voltando, e, agora, teremos os defiles na Sapucaí, com as escolas dando aquele show que já estão acostumadas a dar há tanto tempo.

 

O prefeito Eduardo Paes também prestou uma homenagem ao personagem Blu, a quem classificou como símbolo do renascimento do Rio.

 

- Ele representa o refundação de nossa cidade, que passou tanto tempo deprimida sob os olhares do mundo. Garantimos o direito de sediar a Copa de 2014, as Olimpíadas de 2016 e, agora, teremos um filme que levará a história de nossa cidade para o mundo inteiro.

 

Foto: J.P. EngelbrechtO secretário de Turismo, Antônio Pedro, comemorou o fato de que a rede holeteira da cidade está "completamente tomada":

 

- Estamos esperando mais de 750 mil turistas, com 98% de ocupação hoteleira na orla e no Centro da cidade - o que foi uma novidade este ano por causa dos blocos. Portanto, só posso dizer que o Carnaval do Rio é o maior espetáculo da terra. Estamos preparados para o evento, com grande efetivo nas ruas. Vamos fazer a nossa parte, mas espero que os foliões também colaborem. Se cada um fizer um pouquinho, estou certo de que será o melhor Carnaval que o Rio de Janeiro já viu - disse o secretário.Foto: J.P. Engelbrecht

 

Em seu discurso, o Rei Momo Milton Teixeira agradeceu as homenagens que tem recebido:

 

- Em nome da Prefeitura e da Riotur, agradeço imensamente pelo carinho que estamos recebendo. Essa cerimônia representa uma enorme responsabilidade, mas também muita honra, uma vez que estrei à frente de uma cidade que vive seu momento de ouro, com a organização de grandes eventos, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e a revitalização do Porto - concluiu.

 

Foto: J.P. Engelbrecht

 

 

O Sambódromo abre suas portas para o Carnaval a partir desta sexta-feira, às 17h, quando entrarão em cena as Escolas de Samba Mirins.

 

 

Texto: Flávia David
Fotos: J.P. Engelbrecht


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços