25/01/2011 15:48:00
A Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) realizou nesta terça-feira, dia 25, a solenidade de formatura dos 62 jovens da primeira turma do curso Forsoft Rio, na Associação Comercial do Rio de Janeiro. A iniciativa tem parceria entre a Prefeitura do Rio, através da SECT, o Ministério da Ciência e Tecnologia e Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).
Batizado de Forsoft Rio, o curso de Programação de Computador com Inglês Técnico, com duração de 500 horas, preparou jovens entre 18 e 24 anos para se tornarem programadores na linguagem Java ou DotNet, além de extensa introdução ao inglês técnico voltado para TI. O curso foi realizado gratuitamente para os alunos, que já se formaram ou estavam no último ano do ensino médio.
O secretário especial de Ciência e Tecnologia, Franklin Coelho, destacou a importância do treinamento:
- Queremos reafirmar a importância da escola técnica. Há uma grande demanda no mercado de trabalho por alunos do ensino profissionalizante, mas não valorizamos isso. Chegou à hora de mudarmos esse quadro.
O diferencial do Forsoft Rio são as empresas que participaram como “madrinhas” dos formandos e que se comprometeram a contratar 30% dos egressos, mas como o aproveitamento e freqüência dos alunos ultrapassaram as expectativas, as empresas foram além do acordado e contrataram mais de 50% dos egressos em regime de CLT, com salário compatível com o padrão de mercado.
- Durante o curso tive momentos de grande riqueza na minha vida. Eu me motivei a estudar, além da convivência com os colegas e os amigos que fiz. Esse projeto é muito bom e pode gerar muitos frutos se a gente perseverar - afirmou Natan, da turma no INFINET.
- Esse curso foi excelente para todos. A maioria nunca trabalhou e tivemos a oportunidade de conhecer as empresas. Esse curso só teve coisas boas a acrescentar na carreira profissional de todos. Gostaria de parabenizar os responsáveis por esse projeto. Foi excelente! - acrescentou Felipe, da turma da Universidade Castelo Branco, em Realengo.
Também estiveram presentes a solenidade Ricardo Saur (BRASSCOM), Marília Brito (Conselho de Inovação e Tecnologia da ACRJ), Alvaro Cysneiros (Vice-Presidente Executivo da ASSESPRO-RJ e Diretor da TOTVS), Sergio Teixeira (Superintendente de Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico), Benito Paret (Presidente da RIOSOFT), representantes das empresas madrinhas como a BRQ, TOTVS, entre outros.