Ministro quer auxílio da Geo-Rio na criação de um centro nacional de prevenção de catástrofes
21/01/2011 20:04:00
O prefeito Eduardo Paes apresentou nesta sexta-feira, 21, o Centro de Operações Rio para o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, que na última segunda-feira, 17, anunciou que planeja criar um centro de prevenção de catástrofes que reunirá as previsões meteorológicas e os dados geográficos de todos os estados brasileiros. Durante a visita, Mercadante conheceu as instalações do Centro, que monitora a cidade 24 horas através do trabalho de 30 órgãos municipais, como as secretarias de Transporte, Saúde e Defesa Civil, Conservação e Serviços Públicos e da Ordem Pública.
Após apresentar as medidas de prevenção tomadas pela Prefeitura para minimizar os impactos das grandes chuvas, o prefeito do Rio destacou a importância do órgão.
- Temos um imenso orgulho desse espaço, criado em tempo recorde para auxiliar a cidade não apenas em situações de emergência, mas para monitorar o seu dia-a-dia - afirmou o prefeito, que também falou sobre a participação da Prefeitura.
- O ministro pediu o auxílio dos profissionais da Geo-Rio, para ajudar na definição de modelos para o centro de prevenção que pretende criar. Uma questão no Brasil, que precisa ser modificada, é que cada região possui uma terminologia diferente para interpretar seu monitoramento. É preciso que isso seja coordenado, padronizado, para que as pessoas sejam alertadas em apenas uma linguagem, sem possibilidade de equívocos.
O ministro Aloizio Mercadante mostrou-se impressionado com o trabalho realizado no Centro de Operações Rio.
- Precisamos mudar de atitude e investir mais em prevenção, uma vez que a natureza vem mostrando que tem mais poder que a ciência. E a cidade do Rio de Janeiro deu um salto extraordinário nesse sentido. Espero que o exemplo do Centro de Operações sirva como exemplo de modernidade para todo o Brasil - falou o ministro, que deu mais detalhes sobre o trabalho que pretende realizar.
- Queremos criar uma rede nacional de monitoramento, com padrão nacional a ser seguido por todos os estados e municípios. Para isso, é fundamental que cada cidade tenha uma Defesa Civil treinada, atuante. Me impressiona o fato de que enquanto algumas cidades possuem uma Defesa Civil competente, outras nem a possuem. Por esse motivo, o Ministério do Planejamento vai investir na formação de agentes - disse Mercadante, ressaltando que o Rio de Janeiro está entre as cidades mais preparadas para enfrentar desafios.
- Vamos acompanhar o trabalho realizado no Rio de Janeiro, fazer ajustes se for o caso, e desenvolver esse trabalho em outras cidades - falou o ministro, completando que o Governo Federal ainda está estudando a metodologia de trabalho e o local de funcionamento dessa rede nacional de monitoramento.
- Será um grande esforço mapear esse país inteiro. Estamos estudando a melhor maneira de integrar os diversos órgãos envolvidos em mapeamento climático e geológico -.

O Centro de Operações Rio fica na Rua Ulysses Guimarães, s/n, atrás do Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura), na Cidade Nova.
Texto: Flávia David
Fotos: Beth Santos
Imagens relacionadas:


