Transparência da Mobilidade
 
 
 
 
Transparência da Mobilidade
 
Sábado tem vacinação contra a raiva animal

Estimativa é de vacinar 164 mil animais nessa segunda fase da campanha "Rio sem raiva 2010"


26/08/2010 10:23:00


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC) realiza neste sábado, dia 28, a segunda etapa da campanha “Rio sem raiva 2010!”, que imunizará cães e gatos contra a raiva animal. Em toda a campanha, a estimativa é vacinar 680 mil animais, sendo 164 mil nesta segunda fase. Mais de mil postos fixos e móveis, incluindo postos de saúde, escolas e associações de moradores, estarão à disposição da população nas cinco etapas.


Nesta etapa, serão vacinados cães e gatos dos bairros de Manguinhos, Olaria, Bonsucesso, Ramos, Penha, Penha Circular, Parada de Lucas, Cordovil, Jardim América, Brás de Pina, Vigário Geral, Jacarezinho, Inhaúma, Higienópolis, Del Castilho, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, Encantado, Méier, Água Santa, Pilares, Abolição, Engenho de Dentro, Cachambi, Lins de Vasconcelos, Piedade, Engenho Novo, Irajá, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Turiaçú, Vista Alegre, Colégio, Rocha Miranda e Vaz Lobo. Os postos funcionarão das 8h às 17h. As etapas seguintes acontecerão nos dias 18 de setembro, 16 de outubro e 6 de novembro.


Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado, daí a importância da vacinação. A doença possui grau de letalidade próximo a 100%, e, no município do Rio está controlada há 25 anos, portando é importante que os animais não deixem de ser vacinados nas próximas etapas. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMSDC, são esperadas, por cerca de 36h após a aplicação, sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto dos animais.


Na hora de levar o animal de estimação para vacinar, deve-se tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia, já os gatos, em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que possuem temperamento agressivo devem estar com focinheira. Os donos de animais que quiserem esclarecer outras dúvidas e obter informações sobre a listagem dos postos na cidade podem ligar para o Telessaúde (3523-4025), acessar a página da SMSDC na internet, em www.rio.rj.gov.br/web/smsdc, ou ligar para o CCZ: (21) 3395-1595.

 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços

Vídeos Vídeos


  • Autovistoria

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro