20/04/2011 18:35:00
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveram nesta quarta-feira, dia 20, uma série de atividades artísticas, culturais e de prevenção para marcar o Dia Nacional de Mobilização em Defesa das Crianças e Adolescentes em Situação de Rua.
A programação aconteceu nos Arcos da Lapa, no Centro, das 10h às 17h, e reuniu centenas de crianças que participaram de oficinas lúdicas, atividades esportivas e de lazer e encenações teatrais sobre a temática do evento. Também foi distribuído material informativo sobre o assunto e com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis.
De acordo com a presidente do CMDCA, Neidy Silva, a ação foi realizada com o objetivo de chamar a atenção das autoridades e da sociedade civil para o problema. Atualmente, cerca de cinco mil menores vivem em situação de rua no estado.
- Toda a equipe da Assistência Social está mobilizada nessa questão. É preciso inserir essas crianças nas políticas e nos programas de atendimento do município, mas para isso os abrigos precisam se tornar mais atrativos. À medida que a rua começar a ser um local ruim, eles vão procurar acolhimento - observou.
Dentre os demais parceiros na iniciativa estão as secretarias municipais de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), de Esporte e Lazer (SMEL), Guarda Municipal, Associação Beneficente São Martinho, Casa do Menor São Miguel Arcanjo, NESA, NOOS, Excola, CEL, Clube de Regatas Vasco da Gama e a Comissão Permanente dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.