25/01/2011 17:23:00
O secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, entregou nesta terça-feira, dia 25, certificados do Banco Carioca de Bolsas de Estudo a 103 pessoas de baixa renda que terão a oportunidade de cursar os ensinos fundamental, médio e superior a partir deste ano.
Durante a cerimônia, realizada no auditório do Arquivo da Cidade, o secretário ressaltou a importância da parceria entre os setores público e privado na oferta de oportunidades de inclusão para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ele lembrou ainda que o Rio de Janeiro receberá nos próximos anos a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e precisa preparar seus jovens para as muitas oportunidades que vão surgir:
- É fundamental que o governo possa dar oportunidades para as pessoas, através dessas parcerias, de ter uma formação de igual para igual. A transformação do mundo se dá através da boa formação escolar. Mas, é essencial todos saberem aproveitar essas chances. Estamos fazendo um esforço muito grande para investir no cidadão. A educação é a grande revolução silenciosa que podemos fazer nesse país – disse o secretário.
O evento contou com a participação de estudantes já integrados ao programa municipal e de representantes da Escola Padre Butinhá, do Centro Educacional da Lagoa (CEL), da Unidade de Educação Infantil Recanto Mãe Esperança e da Faculdade Moraes Junior, parceiros da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) na iniciativa.
Moradora da comunidade do Fogueteiro, no Rio Comprido, a bolsista Sabrina Beatriz, atingiu o objetivo de cursar uma universidade aos 32 anos de idade. Aluna do 3º período de Administração de Empresas da Faculdade Moraes Júnior, ela pretende concluir os estudos e abrir seu próprio negócio:
- A Prefeitura do Rio me proporcionou uma oportunidade maravilhosa. Além de não pagar um centavo pelo curso, o programa fornece todo o material didático. Seria algo muito distante da minha realidade não fosse o Banco Carioca de Bolsas de Estudo. Hoje, tenho certeza de que nada é impossível para quem se dedica e valoriza as chances que a vida oferece - afirmou Sabrina.
As estudantes do 3º ano do ensino médio, Fernanda Costa e Nicole da Conceição, também relataram aos presentes as mudanças em suas vidas promovidas pela inclusão no programa desenvolvido pela SMAS. Desde 2009 frequentando as salas de aula do Centro Educacional da Lagoa com bolsas integrais, as futuras Oceanógrafa e Engenheira Naval, respectivamente, afirmam que a nova escola abriu seus horizontes:
- Além das disciplinas normais, o CEL nos apóia com o pré-vestibular, os livros e professores excelentes. Estamos mais confiantes nos estudos e com uma qualidade de vida muito melhor – comentaram as alunas.
Também prestigiaram o evento a subsecretaria de Proteção Social Básica da SMAS, Fátima Nascimento, e a equipe do Núcleo de Programas de Transferência de Renda.
Criado pela SMAS por meio da resolução municipal nº 461/2004, o Banco Carioca de Bolsas de Estudo oferece a pessoas de baixa renda bolsas integrais ou parciais em creches, universidades, escolas de ensino fundamental, médio e técnico, e ainda cursos de idiomas e informática. Desde 2005, o programa ofereceu 8.503 bolsas de estudo.