25/11/2010 17:16:00
O Coordenador da Gerência de Mudanças Climáticas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), Nelson Franco, foi convidado a participar do III Fórum da Terra para falar sobre a transição para uma economia de baixo carbono frente às modificações globais do clima, além de apresentar também as experiências e os projetos da Prefeitura do Rio nesse campo. O Fórum acontece até às 19h, na Firjan.
A cidade do Rio foi a primeira do País a fazer o Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e recentemente lançou a segunda edição, cujo estudo identificou seu perfil quanto às emissões de gases de efeito estufa - dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) -gerados pelas atividades socioeconômicas. Os cenários do Município do Rio e do Brasil servirão como base de exemplos às questões relacionadas ao tema.
Estudo do GEE
A elaboração de um inventário é fundamental para que se conheça o nível de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e suas principais fontes. É um documento indispensável para a análise das questões relacionadas à intensificação do efeito estufa causado pelas atividades humanas e permite a identificação dos setores chaves para a adoção de ações e medidas.
No caso municipal, permite a disponibilização de informações para a proposição de uma Política Municipal de Mudanças Climáticas e de um plano de ação que contemple medidas objetivas a serem adotadas para a mitigação das emissões de GEE na Cidade do Rio de Janeiro.