Conheça a Fundação
 
1.1 Inicial
 
A sociedade exige rápida melhoria e aumento de abrangência dos serviços públicos.  Mas, como recursos continuarão escassos, os governos precisam fazer mais com menos. Devido à proximidade com a população, a pressão é ainda maior nos municípios: 
 
"Ninguém vive na União ou no estado. As pessoas vivem no município." – André Franco Montoro, ex-Governador do Estado de São Paulo e Ministro do Trabalho do Presidente João Goulart
 
Para aumentar a produtividade do município, é crucial melhorar a qualidade da gestão e da liderança.
 
Criado em 5 de março de 2012, o Instituto Fundação João Goulart – IFJG tem como missão é desenvolver os líderes e gestores entre os cerca de 120 mil servidores públicos da administração direta e indireta. Para cumprir sua missão o Instituto Fundação João Goulart – IFJG provê vários serviços para os líderes e gestores da PCRJ:
 
1. Seleção competitiva para quase todas as iniciativas e capacitações: 
 
Transparente, baseada em necessidades e com ênfase em servidores efetivos
 
 
2. Capacitações em liderança e gestão para todos os níveis:
 
Em parceria com as principais instituições nacionais e internacionais como Coppead, Fundação Dom Cabral, Universidade de Columbia
 
Incentivo para participação em capacitação no exterior como cursos da ENA, na França, e da UCCI, na Espanha
 
Utilizando como instrutores os próprios servidores que sejam especialistas nos temas
Com ênfase na parte prática e no just in time
 
Para vários níveis da PCRJ, incluindo titulares de órgão
 
 
4. Integração transversal aos órgãos: 
 
Grupos Transversais de Trabalho – GTTs 
 
Workshops Executivos de Líderes para Líderes – WELL 
 
 
5. Aconselhamento
 
Piloto de mentoria para os Líderes Cariocas, envolvendo inclusive mentores externos
Coaching profissional, em parceria com o Instituto República
 
 
6. Avaliação de desempenho e metas individuais / bônus
 
Para Líderes Cariocas e Cargos Estratégicos
 
Piloto de avaliação 360º para Titulares de Órgão
 
 
7. Promoção
 
Exposição: GTTs e WELLs
 
Reconhecimento: Prêmios para os 3 primeiros GTTs: Melhor, Mais Inovador, Mais Popular
Headhunting interno, a partir de demandas de titulares de órgão
 
 
 
As iniciativas do IFJG são inspiradas no Modelo de Competências da PCRJ e na definição de servidor abaixo:
 
O Modelo de Competências da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro é a combinação de nossas crenças e práticas.  Temos 6 princípios para todos os servidores e 3 adicionais para os Líderes que mostram os caminhos que devemos seguir e permitem consistência no nosso jeito de trabalhar, respeitando as particularidades de cada órgão e, ao mesmo tempo, permitindo alinhamento na nossa missão: tornar o Rio de Janeiro a melhor cidade do Hemisfério Sul para se viver e trabalhar.
 
Este Modelo de Competências nasceu de diversas entrevistas e debates com servidores da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e pode ser resumido no esquema abaixo:
 
 
 
 
 
Um dos maiores desafios às inovações no setor público é sua efetiva institucionalização de maneira a permanecer gerando valor com a eventual alternância de grupos de poder. Assim, talvez a maior comprovação de que o Instituto Fundação Joao Goulart e o Programa Líderes Cariocas vêm trazendo bons resultados seja o fato de que a nova administração da Prefeitura vem dando grande relevância ao Programa e também o IFJG cuja estrutura está dobrando de tamanho. Com isso, além de novidades para o Programa Líderes Cariocas, como a nova seleção, o IFJG propôs metas bem audaciosas, como a de promover curso de capacitação em fundamentos de gestão municipal para 10 mil servidores da Prefeitura do Rio de Janeiro. 
 
Não é fácil inovar no setor público. Afinal, os servidores só podem fazer o que está previsto em lei. Mas, com profissionalismo, entusiasmo e espírito transformador, a pequena equipe do IFJG  vem demonstrando que é possível vencer os desafios e entregar resultados. Eles são os principais responsáveis pelo progresso da Fundação João Goulart em direção a sua missão.
 


Serviços Serviços