Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual - CEDSRIO
Prefeitura abre comemorações do “Outubro da Diversidade” nesta terça-feira (03)

02/10/2017 11:39:00


 
 
Outubro foi instituído pela Prefeitura do Rio como o "Mês da Diversidade". A cerimônia de abertura acontece nesta terça-feira (03), às 10h, no auditório do Centro Administrativo São Sebastião(CASS). Uma extensa agenda de atrações foi desenvolvida pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS RIO), em parceria com secretarias da gestão municipal, regiões administrativas, e empresas privadas. "Pela primeira vez  no Rio teremos um mês inteiro dedicado aos LGBTQIA (Lésbica, Gay, Bissexual, Transexual, Queer, Intersexual, Assexual), será um marco para essa cidade" explica Nélio Georgini, Coordenador da Diversidade Sexual.
 
 
 
   O mês está recheado com atrações culturais que abordam a temática de gênero e orientação sexual. Entre elas, peças de teatro, exposições fotográficas, rodas de debates, feira de empregabilidade LGBT e cursos. São mais de 70 atividades listadas. No calendário, Paradas do Orgulho LGBT+ vão desfilar por vários bairros, nas seguintes datas: Vista Alegre (08/10)/ Cordovil ( 14/10)/ Caju(21/10)/ Vila da Penha (22/10)/ Rocinha (28/10)/ Madureira( 29/10).  No dia 7 de outubro o bloco carnavalesco "Amigos da Barra" vai promover uma feijoada contra o preconceito fazendo aquele " esquenta" inclusivo para o carnaval.
 
   
 
    No dia 24 de outubro acontecerá no Museu do Amanhã a 2° etapa da "Feira da Diversidade Rio" que visa discutir a inclusão de travestis e transexuais,  além de LGBTs no mercado de trabalho. É uma parceria da CEDS Rio com a Drum Brasil.
 
 
 
  Na grade do projeto "Cultura+Diversidade" da Secretaria Municipal de Cultura, o público poderá assistir à peça "Bicha Oca" no Castelinho do Flamengo, de 05 a 15 de outubro, de quinta a domingo, às 19h. Já a montagem teatral "Pulse" relembra o massacre na Boate gay Pulse, na Flórida (EUA) onde 50 jovens latinos morreram ao som do Reggaeton. Na parede da boate, um cartaz baleado por fuzil anunciava: HOJE, NOITE LATINA! Relembrando as últimas 12 horas das vítimas de Orlando, o espetáculo Pulse aborda, entre o drama ficcional e aspectos da linguagem documentária, o urgente debate sobre as diversas faces da homofobia.  A montagem vai ficar em cartaz na sala Baden Powell, em Copacabana.
 
 
 
   No Teatro Maria Clara Machado, o espetáculo "BR-Trans" , fica em cartaz de  06 a 29 de outubro, às sextas, sábados e domingos. A história é um processo cênico antropológico e, traz à cena, histórias sobre medo, solidão e morte. Histórias que se encontram e se confundem entre si e com a vida e as inquietações do ator. Recortes de vidas e vidas recortadas a partir de pesquisas e conversas com travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre, pelas ruas e casas de show. BR- TRANS é um trânsito de informações e de fatos reais. Um traço "Brasil-trans" construído a partir da convergência e dos deslocamentos entre os polos Nordeste e Sul do país.
 
 
 
    As Regiões Administrativas também programaram ações pró-LGBTs, no Centro, por exemplo, os Arcos da Lapa serão iluminados durante todo o mês  com cores da bandeira trans, rosa e azul, além disso, campanhas contra a LGBTFobia e prevenção as DSTs vão acontecer pelo bairro mais boêmio do Rio.  No dia 03 de outubro o Museu do Amanhã  será iluminado com as cores do arco-íris em apoio a causa.
 
 
 
   A Superintendência de Santa Cruz organizou uma grande festa no bairro com trio elétrico, serviços de beleza e produtos culturais. Um concurso de dublagem e performance de drag queens promete ser o ponto alto das comemorações que também vai contar com a apresentação da bateria da Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz.
 
 
 
   Entre estas ações, eventos contra a intolerância religiosa fazem parte da agenda. A titular da Coordenadoria de Respeito à Diversidade Religiosa, Diana Kuperman, fala sobre a importância de debater sobre o tema.  "Temos que dar visibilidade às diversidades, o preconceito é baseado na ignorância, a partir do momento que rompemos a barreira do medo de conhecer, os mitos e preconceitos são ruídos. Com a tolerância e o respeito criamos um laço de afeto e relacionamentos nas descobertas de coisas comuns, eliminando àquilo que dividia" finaliza.
 
 
 
   A "Expo Religião" vai acontecer no Boulevard Olímpico, Porto das Artes, de 06 a 08 de Outubro.  Já a exposição fotográfica "O olhar de um budista sobre o mundo dos Orixás" fica aberta ao público  de 19 a 22 de outubro, no Centro Cultural Maria Teresa Vieira.
 
 
 
  "O Outubro da Diversidade será uma grande oportunidade para pedir união e respeito por toda a sociedade, é um convite para que todas as pessoas entendam um pouco mais desse universo de diversidade, onde deve existir espaço para todos" conclui o Coordenador da Diversidade Sexual, Nélio Georgini.
 
 
 
   Acompanhe a programação completa do "Outubro da Diversidade" pelo aplicativo" Rio+Respeito" disponível para android. É gratuito. Compartilhe nossa campanha nas redes sociais e espalhe respeito, tolerância e amor.
 
 
 
Confira a programação completa:
 



Serviços Serviços