Descrição
Ao executar o planejamento do projeto, o terreno vai sendo preparado para a fase "Executar Serviço e Homologação".
A atividade de planejamento do projeto busca ratificar o escopo do projeto e suas características, para com isso alinhar a estratégia de execução do projeto as condições contratadas e exigidas pelo órgão gestor, detalhar o plano de ação, definir a matriz de responsabilidade, o plano de comunicação, bem como estabelecer a gestão de riscos do projeto. Estas informações devem ser formalizadas no Plano de Gerenciamento de Projetos.
A atividade deve ser guiada pelas boas práticas de gerenciamento de projetos, adequadas às características e necessidades do projeto, conforme negociação entre as partes do projeto (gestor cliente, contratada e responsável técnica)
Tendo como produtos mínimos a serem elaborados e/ou revisados: o Backlog do Produto, o Roadmap do produto e o Plano de Gerenciamento de Projetos (PGP).
Quando o escopo do projeto exigir deve-se elaborar, também: o Formulário de Integração e o Plano de Migração de Dados.
Observações:
- Considerando práticas ágeis, deve-se estabelecer o Dono do Produto, ator que será o ponto focal para esclarecimento e definição do produto a ser construído.
- O planejamento das releases do projeto deve considerar as boas práticas de gerenciamento de projetos ágeis;
- As entregas devem ser definidas considerando as características do produto, priorizando o que agrega maior valor ao gestor;
- Os documentos de projeto, definidos no plano de comunicação, devem ser elaborados e distribuídos considerando no tempo de uso da informação, seja para tomada de decisão adequada ou para simples acompanhamento.
- Tanto o Backlog do produto como o Roadmap do produto devem estar presentes na ferramenta institucional JIRA;
- O backlog do produto poderá e deverá ser revisto no decorrer do projeto, conforme sua evolução;
- As atividades de gestão do projeto devem ser cadastradas no JIRA, inclusive as ATAS de reunião, para acompanhamento dos envolvidos no projeto;
- Todas as pendências criadas na ferramenta JIRA devem ter os envolvidos em conformidade com o plano de comunicação do projeto.