Mutirões de Cirurgia
19/07/2017
Atenção, você que precisa de uma cirurgia de catarata. Saiba o caminho mais rápido para acelerar sua operação.
- O paciente precisa estar inserido no Sistema de Regulação do município (SISREG).
- Para que tenha seu nome inserido no SISREG para a realização de cirurgia de catarata ou qualquer outro procedimento especializado, o paciente deve procurar a unidade de Atenção Primária (clínica da família ou centro municipal de saúde) mais próxima de sua residência. Ele passará pela consulta com o médico de família que, ao constatar necessidade de atendimento em serviço especializado, irá colocá-lo no Sistema de Regulação.
- No SISREG, as filas são organizadas conforme a classificação de risco, ou seja, os casos considerados mais graves e urgentes são encaminhados prioritariamente aos serviços especializados. Os de menor urgência são atendidos na sequência.
- A Secretaria Municipal de Saúde realiza ações para reduzir o tempo de espera dos pacientes da rede municipal pelos procedimentos. Este é o caso das cirurgias de catarata, que serão realizadas em parceria com a Rede D'Or.
- Estão sendo selecionados os pacientes das filas internas das unidades hospitalares, que estão aguardadando pelo procedimento final. Assim são pacientes que já devem ter passado pelo Sistema de Regulação (SISREG), foram encaminhados para consulta especializada em oftalmologia, confirmando-se a indicação cirúrgica, e que aguardavam desde então pelo procedimento nas unidades e ainda não realizaram o procedimento.
- A resolução dos casos desses pacientes irá melhorar a assistência para o procedimento, minorando a espera nas unidades hospitalares para que outros pacientes que ainda se encontram nas unidades sejam atendidos.