Revista infantil Qualé já disponível no app Rioeduca em Casa

25/06/2021 15:32:00




Publicação traz notícias sobre o mundo de forma descontraída com linguagem para crianças de 7 a 11 anos. Leitura ajuda a combater fakenews

A secretaria Municipal de Educação do Rio fechou parceria com a revista infantil Qualé, publicação que procura adequar notícias atuais, de caráter jornalístico, à crianças de 7 a 11 anos. Quatro edições já estão disponíveis, de forma gratuita, para os usuários do aplicativo Rioeduca em Casa, e sem qualquer custo para a Prefeitura do Rio.

A coleção completa da revista, que é quinzenal, ficará disponível até o final deste ano. A Qualé traz informações precisas e verdadeiras sobre assuntos diversos, com conteúdo jornalístico, mas em linguagem própria para a faixa etária das crianças.

Para Maria Clara Cabral, uma das criadoras da revista, a criança que tem contato com conteúdo jornalístico tem mais propensão a assimilar informações e a identificar fakes news.

– As crianças estão 24h conectadas e com grande participação nas redes sociais, onde circula muita fake news e boatos. Eles tem cada vez mais acesso à informação, mas muita coisa não é clara – diz a jornalista Maria Clara.

A publicação tem notícias do Brasil e do mundo de forma simplificada e com fotos e ilustrações para facilitar o entendimento.

– Acreditamos no jornalismo como ferramenta de transformação social. Queremos colaborar para que as crianças desenvolvam a curiosidade, o senso crítico e um olhar mais apurado sobre o mundo ao seu redor – finaliza a fundadora da Qualé. 




56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110