Secretaria Municipal de Cultura - SMC
Prefeitura faz chamamento público para execução do programa ‘Zonas de Cultura’

16/08/2021 18:00:00


Projeto inédito da Secretaria Municipal de Cultura conta com a sociedade civil para criar bairros culturais começando por Madureira, com 1,5 milhão

 

Imagine uma cidade definida por bairros culturais. Este é um dos principais pilares do programa inédito "Zonas de Cultura", criado pela Secretaria Municipal de Cultura. Por meio de edital, irá selecionar e fomentar ações culturais em territórios da cidade, começando por Madureira, o coração pulsante da cultura carioca O investimento inicial ali será de R$ 1,5 milhão. Até 2024, o programa deve se estender ao Valongo (Pequena África), na região central, e à Santa Cruz, zona Oeste. Segundo consta no Plano Estratégico da Prefeitura do Rio, a meta é mobilizar até três milhões de pessoas.

 

"O ‘Zonas de Cultura' é uma tentativa de criar um bairro cultural, a perspectiva desta territorialização, olhar o bairro a partir do que ele tem, da cultura, e investir na cidade, gerando novas centralidades culturais, desenvolvendo a potência e contribuindo para diminuir indicadores de vulnerabilidade", destaca o secretário municipal de Cultura Marcus Faustini.

Publicado no Diário Oficial na última segunda-feira (16 de agosto), um aviso de chamamento público da  Secretaria Municipal de Cultura tem por objetivo atrair a atenção de Organizações da Sociedade Civil que tenham interesse na execução integral do programa, estabelecendo diretrizes para a elaboração de propostas, de acordo com a Lei Federal nº 13.019/2014.

 

O Rio é uma cidade muito diversa do ponto de vista da cultura, mas a política pública precisa acompanhar esta diversidade chegando a mais territórios. 

 

"Não haverá diversidade se não houver uma política que não reconheça os territórios. Até porque no Rio, a desigualdade é por território.", diz Faustini. "Desde janeiro, estamos trabalhando para criar uma nova perspectiva de política cultural a partir da relação entre cultura e cidade. O Foca (Fomento à Cultura Carioca) está sendo assim, o ISS (Lei Municipal de Incentivo à Cultura) foi assim e agora o ‘Zonas de Cultura' criando estes distritos criativos."

 

Neste primeiro momento, a Prefeitura vai selecionar uma organização da sociedade civil que fará a execução do programa na região junto com artistas locais. Vai ter que criar mobilização, chamamento público para a execução dos calendários culturais e apoiar artistas da região. O programa tem início em janeiro.

 

As metas do "Zonas de Cultura" estão em rio.rj.gov.br/web/smc/. As propostas devem ser entregues pessoalmente, dia 15 de setembro, às 10h, à Rua Afonso Cavalcanti 455, Bloco I, 2º Andar, sala 235, Cidade Nova.

 

Por que Madureira?

Madureira é um dos grandes corações da cultura carioca, além de ser uma região popular, vibrante e com potencial enorme. É onde tem cultura popular e urbana de sobra.

 

O poder público tem expectativa de contribuir para criar novas centralidades criativas na cidade. Madureira já tem o Parque Madureira e agora é preciso desenvolver o potencial criativo de quem faz cultura na região. Uma política localizada. 

 

"Será uma política para desenvolver as pessoas", finaliza Faustini. 

Três zonas de culturas até 2024:

Madureira: economia criativa (a partir de janeiro)

Valongo: cultura preta e africana

Santa Cruz: inclusão pela cultura

 

Calendário do programa

Agosto: lançamento do edital para escolha de organização da sociedade civil que executará o programa "Zonas de Cultura"; 

Novembro: escolha da organização da sociedade civil;

Janeiro: início do projeto 

 

Outras informações no site rio.rj.gov.br/web/smc/.

 

Arquivos relacionados

 

AVISO CONVOCAÇÃO PÚBLICA - ZONAS CULTURAIS.pdf

 

Edital CP 042021.pdf