Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do Rio de Janeiro (PMMA-Rio).

 
 
 
 
 
A Cidade do Rio de Janeiro se destaca por cenários de paisagens naturais marcantes, admiradas e reconhecidas mundialmente por sua diversidade ecológica, histórica e cultural. Toda a Cidade está inserida no bioma Mata Atlântica que é considerado um dos biomas mais ameaçados do planeta. Fortalecer os instrumentos junto com a gestão e os serviços públicos voltados para recuperação, conservação e proteção desse bioma é essencial para a manutenção e melhoria da qualidade de vida.
 
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro dispõe de poderoso instrumento de apoio à construção de políticas públicas e ações voltadas para conservação, recuperação e proteção do bioma Mata Atlântica, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do Rio de Janeiro (PMMA-Rio).
 
O PMMA-Rio se originou por exigência da Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/06) que se somou às demandas trazidas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro (CONSEMAC).
 
Esse arranjo participativo garante maior diversidade na construção de ações de implementação e no acompanhamento de todas as atividades previstas no Plano.
 
Em agosto de 2020 foi publicado o Decreto Municipal nº 47784 que, dentre outras providências, criou o Comitê Técnico Permanente de Implantação e Acompanhamento do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (CTPMMA-Rio)
 
A Cidade do Rio de Janeiro passa a contar com um importante instrumento que vai garantir a consecução dos objetivos de proteção, conservação e recuperação consagrados no PMMA-Rio. Esse Comitê Técnico é coordenado pela SMAC, junto com a sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa e órgãos públicos.
 
O CTPMMA se estrutura na diversidade harmoniosa entre suas representações entendendo essa característica como fundamental para lidar com a importância da Mata Atlântica para a Cidade do Rio de Janeiro." 
 
 
 
 


56_INSTANCE_V9Oy 56_INSTANCE_V9Oy p_p_id_56_INSTANCE_V9Oy_
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110