Programa de Saúde Vocal do Professor


Resultado de uma parceria entre a Subsecretaria de Gente e Gestão Compartilhada e a Secretaria Municipal de Saúde, o Programa de Saúde Vocal do Professor, criado em 2003, tem como objetivo promover a saúde da voz dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino, a fim de diminuir afastamentos por licenças e readaptações causados por alterações vocais e promover um melhor rendimento em sala de aula e maior bem estar. O grupo é formado por uma equipe de fonoaudiólogas que realizam o serviço de treinamentos/oficinas vocais e tratamento vocal nas Coordenadorias Regionais de Educação.

 

O Treinamento Vocal é um curso com caráter preventivo, onde são ensinadas noções de saúde vocal e exercícios práticos para melhoria do desempenho da voz no dia a dia do docente. Ele tem como objetivo prevenir o aparecimento de patologias vocais e melhorar a qualidade de vida. Já o tratamento vocal, também realizado pela equipe do programa, tem como objetivo reabilitar a voz de professores que já possuem patologia vocal.

 

Além destas atividades, realizam uma parceria com a MultiRio, colaborando nos seguintes projetos:

 

Comunicação em Pauta - programa na web rádio que pode ser acessado a qualquer momento no site da MultiRio e envolve vários temas relacionados à comunicação e voz.

 

A vez da voz – está disponível na web rádio, com dicas e cuidados com a voz. O programa fala de assuntos que envolvem a busca pelavoz saudável e prevenção de distúrbios vocais, sem comprometer o trabalho do professor em sala de aula e prejudicar sua qualidade de vida.

 

 

 

Canais do Programa de Saúde Vocal do Professor:

 

Facebook – Notícias, ações e informações sobre o trabalho realizado pelas fonoaudiólogas do Programa.

 

YouTube - Esta plataforma reúne diversos vídeos com dicas para o cuidado da voz, entre eles, as "Pílulas de Saúde Vocal", uma série com 18 filmes elaborados pelas fonoaudiólogas do programa que abordam assuntos variados como "Abuso Vocal", "Postura", "Hidratação", "Planejamento de aula", "Aquecimento vocal" e "Vestuário".

 

 

Contato: programasaudevocalprofessor@rio.rj.gov.br

Coordenação: Julianna Ferrer

(Fonoaudióloga – 2ª CRE)