Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida - SEMESQV

Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida - SEMESQV

Vida Ativa

 
 
O Vida Ativa tem como principal objetivo oportunizar o envelhecimento ativo da população residente do Município do Rio de Janeiro. O conceito de Envelhecimento Ativo não se limita apenas à atividade física, mas deve ser entendido como algo mais amplo que abrange: o bem-estar biopsicossocial; a participação social, cultural e espiritual; a segurança e a proteção; o processo de aprendizagem, formal e informal, do indivíduo ao longo da vida.  
 
Dessa forma, através da oferta de atividades físicas, profiláticas, sociais, culturais, educativas, e integrativas, o Vida Ativa, busca a melhoria e a manutenção da independência funcional dos seus participantes, bem como, o aumento da sua capacidade cognitiva e o incremento das relações sociais.
 
 O Vida Ativa será desenvolvido de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h, em locais públicos ou cedidos, sem ônus, a municipalidade e atenderá a população envelhecente, com idade igual ou superior a 40 anos. O projeto contará com capacitações constantes dos seus profissionais, na busca de um atendimento cada vez mais seguro e humanizado ao cidadão carioca.
 
Avaliações periódicas dos usuários e metodologia própria, com atividades que atendam as especificidades do público alvo, para otimização dos resultados, são diferenciais que o Vida Ativa agrega para o desenvolvimento de Políticas Públicas cada vez mais sólidas, na busca do envelhecimento ativo, saudável e com qualidade de vida. 


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110