Cristo Redentor: santuário carioca que virou símbolo da cidade no mundo

20/10/2014 04:00:00


 

O Cristo Redentor é a segunda maior
escultura de Cristo no mundo, atrás apenas
da Estátua de Cristo Rei, na Polônia

 

Em concreto armado e pedra-sabão, a estátua do Cristo Redentor, com 38 metros de altura, 28 metros de envergadura e 1.145 toneladas de peso, foi inaugurada a 710 metros do nível do mar. Desde que se pensou na sua criação no alto do Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, até virar realidade, em 12 de outubro de 1931, foram muitos anos.

 

Tudo começou com um padre cristão chamado Pedro Maria Boss, que nos idos de 1849, em visita ao Rio, teve uma ideia: ao olhar nossa paisagem maravilhosa com suas montanhas, sugeriu que fosse erguido no alto do Corcovado um monumento religioso em homenagem à princesa Isabel. A ideia acabou ficando para a posteridade, sem prosseguimento do projeto. Sessenta e três anos depois, em 1912, a proposta da criação do Cristo Redentor voltou à pauta, quando o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde passou a defender a sua construção como prova que a igreja católica fazia parte da vida do brasileiro. Mas na verdade, o projeto só veio à tona em 1921, por conta das comemorações do Centenário da Independência do Brasil, quando bateram o martelo quanto ao lugar onde o monumento iria ser construído.

 


Ao contrário do que muitos pensam,
o Cristo não foi um presente
do governo francês para o Brasil


 

 

No ano seguinte, em 1922, um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes solicitou ao presidente Epitácio Pessoa que a estátua fosse construída no local, cabendo ao governante a doação do topo do Morro do Corcovado. Com isso, a pedra fundamental do Cristo Redentor foi lançada no dia 4 de abril de 1922. E em seguida, o projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa foi escolhido para a obra. Desenhada pelo artista plástico Carlos Oswald, a imagem do Cristo foi projetada pelo escultor franco-polonês Paul Landowsky. E o rosto da estátua criada pelo escultor romeno Gheorghe Leonida. Daí até a sua construção, foram mais 10 anos. Uma campanha, durante esse tempo, arrecadou fundos para a construção do Cristo. A obra começou em 1926, e toda a montagem durou cinco anos, sendo finalizada em 1931.
 

Em 2007, o Cristo foi eleito como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, com mais de 100 milhões de votos


Após 83 anos, fazendo sucesso aqui e no mundo inteiro, o Cristo Redentor continua lá, a espera de muitos cariocas que só o conhecem de longe. Para visitar o Cristo Redentor, você pode embarcar diariamente, de 8h às 19h, pela estação do trenzinho, na Rua Cosme Velho, 513, Laranjeiras, comprando o bilhete ida e volta no local. Ou adquirir seu ingresso via internet, quiosques da Riotur no Centro, Copacabana, Shopping Rio Sul, ou em algumas agências dos Correios.

 

Para maiores informações, consulte o site oficial.


Imagens relacionadas: