Sobre o Planetário do Rio

28/07/2009 14:00:00


O Planetário do Rio proporciona aos seus visitantes uma experiência de contato com a astronomia e as ciências afins de maneira lúdica e interativa. Uma das atrações são as tradicionais sessões de cúpula, que já viraram referência para o público. Em um ambiente acolhedor, com poltronas reclinadas, filmes de temática astronômica e projeções do céu são exibidos em superfícies esféricas que provocam a sensação de imersão. 
 
Durante as sessões de cúpula, o visitante tem a oportunidade de saber mais sobre as constelações, planetas, o Sol, a Lua e diversos conceitos, curiosidades e mistérios dessa ciência milenar. O Planetário da Gávea possui duas cúpulas: a Galileu Galilei, com sistema de projeção digital, e a Carl Sagan, a maior da América Latina.  Atualmente a Cúpula Galileu Galilei está sendo utilizada para a  vacinação da Covid 19 Pela SMS.
 
O Planetário conta também com o Museu do Universo, que abriga exposições, experimentos interativos e a Nave Escola. atualmente: "Um gigantesco salto: a jornada para a Lua" que conta sobre os 50 anos da chegada do homem à Lua e "O Universo Deslumbrante" contemplam a trajetória e a importância dessa onda eletromagnética para a humanidade e os 50 anos do Observatório Europeu do Sul, respectivamente. Já os experimentos interativos abordam, em equipamentos digitais touchscreen, a Terra e seus movimentos, Espaço e Tempo, a origem e a evolução dos telescópios, cosmologia e o desenvolvimento da Astronomia ao longo dos tempos.
 
Cenografada como uma nave espacial, a Nave Escola reúne experimentos dedicados ao conhecimento do Sistema Solar, da cosmologia, da pesquisa espacial e das condições astronômicas para o surgimento da vida no Universo. Nesse espaço é possível, ainda, simular seu peso em outros planetas.
 
O Planetário da Gávea realiza a Observação do Céu. Por meio de telescópios, o público tem a oportunidade de observar a Lua, os planetas e as nebulosas, sob a supervisão dos astrônomos que ficam à disposição para esclarecer dúvidas. 
 
Com temáticas diversas, como cosmologia, astronomia cultural, astronáutica, física, identificação do céu e outras, os cursos do Planetário acontecem periodicamente e são abertos ao público em geral. Cada curso tem duração de quatro dias em média e são ministrados pelos astrônomos do Planetário.
 
Informações sobre horários, valores e programação através do site http://planeta.rio/

 

 

Missão

 

Difundir a Astronomia e as Ciências Afins, integrando ciência, educação e cultura de forma inovadora em um ambiente acolhedor na Cidade do Rio de Janeiro.

 

 

Visão

Ser agente de transformação social por meio da difusão da Astronomia e Ciências Afins, da educação complementar e da cultura, buscando permanente inovação e sustentabilidade:

 
 
- Atender todos os alunos da Rede Municipal de Ensino
- Estar entre as maiores instituições congêneres em números de atendimentos
- Estar na vanguarda do conhecimento na difusão da Astronomia e Ciências Afins
- Estar entre os Centros de Difusão de Ciência, Educação Complementar e Cultura mais sustentáveis do mundo.

 

 

Valores

 

- Inovação
- Excelência
- Equidade social
- Universalização do acesso
- Transversalidade
- Valorização do capital humano
- Colaboração
- Sustentabilidade
 
 
 
O Planetario fica na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea.



Serviços Serviços