Seconserma inaugura o primeiro Centro Municipal de Agroecologia e produção orgânica do país
07/06/2018 10:42:00
Dando prosseguimento à semana do meio ambiente, a Seconserma inaugurou nesta quinta (7/6), às 10h, o primeiro Centro Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica do Brasil. Localizado no Parque de Madureira, o CEMAPO vai dispor de duas salas amplas, com toda infraestrutura necessária para que profissionais da área possam ministrar cursos voltados ao tema da agricultura urbana. Haverá também uma “horta demonstrativa” para auxiliar nas aulas práticas, além de três engenheiros agrônomos e equipe que vão administrar o local.
Durante a inauguração, o Centro de Educação Ambiental (CEA), vinculada à subsecretaria de Meio Ambiente, montará um estande para distribuição de folheteria sobre a temática do evento e distribuirá à população mudas de várias espécies típicas e as mais usadas no plantio de hortas.
O Centro vai apostar na estratégia do desenvolvimento socioeconômico local a partir da capacitação da população carente em comunidades que possuam áreas passíveis de se implantar e gerir hortas urbanas e comunitárias reduzindo, assim, os índices de ocupação irregular de terrenos ociosos, elevando os níveis de inclusão social e oferecendo o direito básico ao ser humano a uma alimentação saudável e de qualidade.

Além disso, o Centro tem como objetivo servir como uma ferramenta voltada para o desenvolvimento de ações ligadas à consolidação da política agrícola municipal, além de promover cursos de capacitação sempre alinhados com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, tais como: promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional e do direito à alimentação do ser humano adequada e saudável; promoção do uso sustentável dos recursos naturais; conservação dos ecossistemas naturais e recomposição dos ecossistemas modificados; valorização da agrobiodiversidade; entre outros.
Desenvolvimento socioeconômico e capacitação
O Programa "Hortas Cariocas", por exemplo, foi criado na então Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), pela Gerência de Agroecologia e Produção Orgânica, e visa incentivar a criação de hortas comunitárias em áreas carentes no município, propiciando postos de trabalho, capacitação e a oferta de gêneros alimentícios de qualidade e a custos acessíveis. O projeto teve início em 2006 e se expande até hoje em direção às comunidades onde os índices de pobreza são altos em nossa sociedade.
Atualmente, a Secretaria tem 35 hortas, com previsão de chegar a 50 até o fim do ano, cuja produção anual é de 40 toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 20 mil pessoas na cidade do Rio de Janeiro.
A Seconserma pretende fazer com que o Centro se torne uma referência para a cidade no quesito de assistência técnica para os Agricultores do Município do Rio de Janeiro. Assim, já estão planejadas atividades de capacitação em diversos níveis, em futuras parcerias com empresas da sociedade civil e organizações que já possuem aproximação com a Gerência de Agroecologia e Produção Orgânica (GAPO), bem como com entidades governamentais como a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Governo do Estado do RJ).


