Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura divulga esquema de trânsito para o Red Bull Air Race

Equipes da Ordem Pública e da Guarda Municipal também fiscalizarão a área do evento


04/05/2010 18:04:00


Foto: Eliane CarvalhoA competição aérea Red Bull Air Race, marcada para os dias 8 e 9 de maio de 2010 na orla do Flamengo e de Botafogo (foto), na Zona Sul, terá um amplo esquema de transportes no Aterro do Flamengo e arredores, divulgado hoje, dia 4, pela Secretaria Municipal de Transportes.

 

De acordo com o planejamento definido pelos técnicos da Prefeitura do Rio, a operação vai envolver 250 agentes municipais, entre guardas municipais e operadores da CET-Rio, que trabalharão para manter a fluidez do tráfego no entorno do evento, reprimir o estacionamento nas áreas proibidas, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e outras tarefas que garantam a circulação, tanto de quem vai para o evento quanto de quem precisar passar pelas áreas próximas.

 

Interdições

 

As pistas do Aterro do Flamengo serão fechadas no sábado das 8h às 18h e no domingo das 7h às 18h. A interdição será implantada desde o Centro, a partir da Avenida Marechal Câmara, e em Botafogo a partir da projeção da Avenida Oswaldo Cruz, por uma passagem aberta no canteiro central, direcionando o fluxo para o sentido Centro da Avenida Rui Barbosa. A circulação de veículos na Enseada de Botafogo será mantida.

 

Para facilitar o acesso dos pedestres à área do evento, a circulação de veículos será impedida nas ruas Machado de Assis, 2 de Dezembro e Silveira Martins. Estas vias serão monitoradas pela Guarda Municipal a partir das 9h de sábado, visando garantir o acesso seguro dos usuários do Metrô das estações Flamengo, Catete e Largo do Machado.

 

As interdições serão informadas por meio de 40 painéis diversos, distribuídos pela região. Desse total, dez serão painéis de mensagens variáveis móveis e 12 de painés fixos que informarão também as condições do tráfego no entorno. O Centro de Controle de Operações (CCO) da CET-Rio, instalado no Centro, vai monitorar toda a região com 40 câmeras, além de implantar ajustes na programação dos semáforos de acordo com a necessidade.

 

Trajetos

 

Aos motoristas que não irão ao show, é sugerido que evitem passar pelos bairros da Glória, Catete, Flamengo, Botafogo e Urca no horário do evento, procurando rotas alternativas para chegar a seus destinos. Caso seja necessário, os veículos de passeio que circularem nas áreas próximas à competição serão orientados a seguir os seguintes trajetos:

 

Para o Centro

 

1) Praia de Botafogo, ruas Senador Vergueiro, do Catete e Antônio Mendes Campos e Avenida Augusto Severo.

 

2) Avenida das Nações Unidas, sentido Centro, até a Avenida Oswaldo Cruz, acessandi a pista sentido Zona Sul na abertura do canteiro e girando no primeiro retorno para alcançar a Avenida Rui Barbosa, seguindo então pela Praia do Flamengo e a Avenida Beira Mar.

 

Para Botafogo

 

1) Ruas da Glória, do Catete, Pedro Américo e Bento Lisboa, Largo do Machado, ruas Ministro Tavares Lira e Conde de Baependi, Praça José de Alencar, Rua Marquês de Abrantes e Praia de Botafogo.

 

2) Avenida Beira Mar, Praia do Flamengo, Avenida Oswaldo Cruz e Praia de Botafogo.

 

Os equipamentos de fiscalização eletrônica existentes no Flamengo, em Botafogo, na Urca, no Jardim Botânico e na Gávea serão desligados durante o período de operação de trânsito. Todos os pontos de interdição e alteração do fluxo de tráfego serão controlados por agentes de trânsito da Prefeitura.

 

Pedestres

 

Serão colocadas grades ao longo do canteiro central, tanto da Enseada de Botafogo como da Praia do Flamengo, para ordenar as travessias de pedestres e garantir a segurança dos mesmos. E na travessia das pistas da Enseada de Botafogo os pedestres deverão utilizar, necessariamente, as passagens subterrâneas.

 

Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais semaforizados.

 

Estacionamento

 

Não serão criadas áreas de estacionamento específicas para este evento, motivo pelo qual o público deverá utilizar o transporte público como ônibus e metrô. A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) vai atuar em toda a área com 43 reboques leves e quatro pesados, distribuídos em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento para reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego.

 

Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

 

Transportes públicos

 

Quem quiser ir ao evento de Metrô pode utilizar as estações Flamengo, Largo do Machado, Catete e Glória para chegar ao Aterro. A concessionária Metrô Rio informou à Prefeitura que terá funcionamento especial, com composições extras para atender a chegada e saída do público.

 

Se a preferência for pelos ônibus de linhas regulares, poderão ser utilizados tanto os veículos das linhas que trafegam na Avenida Infante Dom Henrique como os que seguem pela Praia do Flamengom num total de 78 linhas. Apesar da interdição das pistas do Aterro do Flamengo, tanto no sábado quanto no domingo, os ônibus continuarão atendendo o público, pois todos serão desviados pela Praia do Flamengo. Além disso, também poderão ser utilizadas as linhas regulares que passam pelas ruas do Catete e Bento Lisboa.

 

Mais detalhes do esquema de trânsito estão na página da Secretaria Municipal de Transportes na Internet, no endereço www.rio.rj.gov.br/web/smtr.

 

Saiba mais:

 

Operação da Ordem Pública durante Red Bull Air Race 2010


Imagens relacionadas:
























Serviços Serviços