Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Google anuncia instalação do YouTube Space no Porto do Rio

09/09/2015 14:39:00  » Autor: Juliana Romar/Fotos: Beth Santos


O prefeito Eduardo Paes participou nesta quarta-feira (09/09), no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, do anúncio da instalação da nova sede do YouTube Space na Região Portuária. O novo empreendimento funcionará no Armazém 1, em uma área de mais de 2 mil metros quadrados, e abrigará estúdios com tecnologia de ponta, cenário e tudo o que for necessário para que criadores do YouTube possam aprender, colaborar e produzir vídeos sem nenhum custo.



O espaço funcionará como uma incubadora, oferecendo aos YouTubers as ferramentas e orientações que facilitam a inovação e experimentação em vídeo. No YouTube Space Rio, para usufruir do espaço, os YouTubers precisarão ter, no mínimo, 2,5 mil inscritos no seu canal. Para os novatos, haverá a oportunidade de cursos e workshops, onde terão contato com especialistas do setor. A previsão de entrega é dezembro de 2016.



- Essa decisão do Google/YouTube de vir para o Rio de Janeiro é extremamente acertada e ajudará na revitalização total do Centro. Ter um YouTube Space aqui na Região Portuária vai desenvolver uma série de vocações econômicas no Rio, uma cidade que, por natureza, já tem uma vocação de interação, indústria criativa e inovação. Os Estados Unidos eram o único país com duas cidades com YouTube Spaces e, agora, o Brasil também – disse o prefeito, referindo-se a São Paulo e Rio de Janeiro.

 

A expectativa é de que o novo espaço receba cerca de 12 mil criadores de conteúdo por trimestre. Ele funcionará também em horários alternativos, como à noite e aos finais de semana, permitindo acesso a todos os YouTubers, profissionais ou não. Atualmente, existem instalações do YouTube Space em funcionamento em Los Angeles, Nova York, Londres, Tóquio, Berlim e Mumbai (Índia), além de São Paulo.

 

- Os brasileiros são uma das comunidades mais vibrantes do YouTube. Esse novo espaço tem o objetivo de aprender, criar e integrar. Ele não é um lugar de competição entre os YouTubers, mas sim de colaboração. É uma grande escola, onde todos vão sair ganhando. Queremos apoiar essa incrível comunidade e incentivar a geração de talentos – explicou o diretor global YouTube Spaces, Lance Podell.

 

Durante o evento, o prefeito foi entrevistado por três YouTubers que produzem conteúdo para um público fiel: a estudante Manoela Antelo, 9 anos, uma das mais populares do Brasil, com mais de 460 mil inscrições no seu canal de produção de vídeos sobre brinquedos, culinária, humor e desafios; o professor de matemática Rafael Procópio, 32 anos, com mais de 180 mil inscrições e 10 milhões de visualizações; e o jornalista americano Seth Kugel, 45 anos, que criou o canal Amigo Gringo, onde oferece dicas para viajantes brasileiros em Nova York e fala sobre as diferenças culturais entre brasileiros e americanos.

 

Paes participou da gravação de três vídeos, com produção e cenários adequados a cada tema, onde respondeu a questões diversas sobre a cidade, curiosidades e amenidades, como qual o ponto turístico mais bonito do Rio; o que o prefeito faz nas horas vagas; como utiliza a matemática para governar a cidade; se é verdade que nas Olimpíadas os americanos terão de colocar ketchup na pizza; onde encontrar no Rio show de música sertaneja; e por que existe uma Estátua da Liberdade na Barra da Tijuca.

 

 

No Brasil, o YouTube possui mais de 70 milhões de espectadores de vídeos online, que assistem a uma média de 8,1 horas por semana de vídeos. Quatro cariocas estão entre os dez maiores canais em termos de assinantes (Porta dos Fundos, Parafernalha, VenomExtreme e Felipe Neto). Além disso, os YouTubers brasileiros usam a plataforma de maneira extraordinária, produzindo conteúdo para fãs apaixonados, em um país onde o consumo de vídeo online está entre os cinco mais altos do mundo.

 

- Esse projeto surgiu há dois anos e, hoje, marcamos a chegada física do YouTube no Rio de Janeiro. É a tecnologia mudando a vida das pessoas, através do acesso ao conhecimento, informações, conteúdo e entretenimento. E esse acesso permite ainda uma democratização de talento e o empreendedorismo – ressaltou o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho.

 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços