19/06/2015 13:35:00
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, e em parceria com a empresa de cosméticos Nivea, inaugurou na manhã desta sexta-feira (19/06), a estátua em homenagem ao cantor e compositor Tim Maia, na Praça Afonso Pena, na Tijuca. O monumento foi instalado sobre uma base de concreto de 30 centímetros de altura e 8 metros de diâmetro, que serve como um palco, onde as pessoas podem tirar foto ao lado da obra do cantor.
A obra é assinada pela artista plástica Christina Motta e foi confeccionada em bronze. O monumento pesa 650 kg e mede 1,80m de altura. Motta é a artista que também esculpiu a obra de Brigitte Bardot, principal monumento público do município de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. A Tijuca foi o bairro carioca onde Tim Maia nasceu e cresceu, por isso, a homenagem foi instalada no coração de umas das praças mais tradicionais da região: a Afonso Pena. A cidade do Rio conta atualmente com 1.200 obras entre monumentos e chafarizes.
- Grandes nomes merecem reconhecimento público da Prefeitura do Rio. Tim Maia foi uma das maiores vozes da música popular brasileira. Autêntico, competente e querido por todos. Estamos apenas materializando uma homenagem muita justa. O agradecimento é nosso por tantas canções maravilhosas que ele nos deu o prazer de escutar - destacou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior.
O monumento foi doado ao Rio de Janeiro pela empresa de cosméticos Nivea, que promove no próximo domingo (21/06) um show gratuito em Copacabana na quarta edição do NIVEA VIVA. Ivete Sangalo e Criolo cantam clássicos de Tim Maia sob a direção artística de Monique Gardenberg.