Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Secretaria de Conservação inaugura busto em homenagem ao pioneiro do comércio varejista na Saara

19/11/2014 16:26:00


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, inaugurou nesta quarta-feira (19/11) um busto em homenagem a Gabriel Habib, pioneiro do comércio varejista na região da Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega), no Centro do Rio. A peça, que foi doada à prefeitura por familiares de Gabriel Habib, é feita de bronze e pesa aproximadamente 50 kg.
 
 
Para a instalação da obra, foi escolhida a Praça do Mascate (Rua Buenos Aires esquina com a Rua Regente Feijó). O pedestal da peça foi feito em granito preto, mede 1,20 metro de altura e pesa cerca de 200 kg. O serviço foi executado pela Gerência de Monumentos e Chafarizes.
 
 
- A valorização de grandes personagens que ajudaram a construir a história do Rio é uma marca da atual gestão municipal. Quem nunca fez compras e usufriu desse grande mercado varejista da Saara? Poucas pessoas sabem que hoje isso só é possível graças a esse grande visionário que foi Gabriel Habib - comentou o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior.
 
 
A inauguração do busto em homenagem a Gabriel Habib aconteceu no mesmo momento em que se encontra em cartaz nos cinemas de todo o Brasil o filme ‘Made In China’, dirigido por Estevão Ciavatta, que conta justamente a história do maior comércio popular do Rio de Janeiro, a Saara. Atualmente, a cidade do Rio de Janeiro conta com 1.100 monumentos e chafarizes. 
 
 
GABRIEL HABIB:
 
Nascido no Líbano, Gabriel Habib chegou ao Brasil quando tinha 19 anos para se reunir com seus três irmãos: Furjalah, Nacle e Habib. Juntos, compraram alguns lotes de terra na região conhecida como Areal, onde hoje é o bairro de Coelho Neto. Naquela área pouco desenvolvida, conseguiu construir um açogue, uma padaria, um armazém, uma quitanda e uma barbearia, comércios que foram os embriões do bairro. Mesmo sem ter oportunidade de frequentar escolas, Gabriel falava francês, português, árabe e espanhol.
 
 
 
Tempos depois, ele foi o responsável pela instalação da iluminação pública no bairro e demais avanços de infraestrutura. Sempre teve a bondade como uma das suas principais características e quebrou uma tradição ao transformar o comércio atacadista da Rua da Alfândega em comércio varejista. Atualmente, empresta seu nome a uma rua de Campo Grande e a um centro de treinamento no bairro do Rocha.   



Serviços Serviços