Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Corredor exclusivo para ônibus chega à Zona Norte com BRS Estácio-Tijuca

13/01/2017 16:59:00  » Autor: Juliana Romar/Fotos: Ricardo Cassiano


A Prefeitura do Rio inaugurou nesta terça-feira (24/09) o BRS (Bus Rapid Service) Estácio - Tijuca, o novo corredor expresso para ônibus que liga a Rua João Paulo I à Praça Saens Peña. Primeira a ser implantada na Zona Norte da cidade, a faixa azul exclusiva visa a aumentar o conforto e eficiência do sistema de transportes no município, além de reduzir o tempo de viagem dos passageiros. O novo BRS amplia para 26,7 quilômetros a extensão de faixas preferenciais de ônibus em funcionamento na cidade, reorganizando o trânsito e o transporte público também em vias do Centro e da Zona Sul do Rio.

 

 

O novo corredor passou por testes operacionais na última semana para ajustes técnicos, como o tempo dos sinais. Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, durante os testes foi observada uma boa adaptação por parte dos motoristas de ônibus e de veículos particulares ao corredor:

 

- Esperamos que a partir de hoje tenhamos uma redução de 20% no tempo de viagem de ônibus. Essa primeira semana é de adaptação, com agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal orientando os motoristas e usuários. Mas, a partir de 1º de outubro, ligaremos os aparelhos de fiscalização eletrônica e autorizaremos a aplicação de multas. Nossa prioridade na cidade é o transporte coletivo e, por isso, esse trabalho de ordenamento em diversos locais. As regras do BRS são muito claras e valem para todos os motoristas. Se cada um ficar na sua faixa, o trânsito flui melhor para todo mundo.

 

Com 3,5 quilômetros de extensão, o BRS Estácio - Tijuca terá início na Rua João Paulo I, seguindo pela Rua Doutor Satamini, Avenida Heitor Beltrão e pela Rua Conde de Bonfim até a chegar à Rua General Roca (Praça Saens Peña). O horário de funcionamento é das 6h às 21h, nos dias úteis, e das 6h às 14h, aos sábados.

 

Moradora do Estácio, a professora Renata Oliveira de Sousa, 24 anos, utiliza o transporte público todos os dias para dar aulas numa escola na Usina. Ela aprovou a iniciativa da prefeitura e já deseja a ampliação do sistema:

 

- Meu tempo de viagem reduziu cerca de 5 a 10 minutos. Melhorou muito o trânsito e esse corredor é muito bom. Já tinha ficado sabendo dos BRS implantados em outros bairros, mas só agora que eu estou utilizando de fato que vejo como facilita a vida. Ainda vejo carros desrespeitando a faixa, mas acho que com o tempo tudo vai se ajustar. 

 

No último mês de agosto, foi inaugurado o BRS que liga o Largo da Carioca ao Estácio, com extensão de três quilômetros, e, como resultado, o tempo de viagem por ônibus foi reduzido em 23,1%, superando a meta inicial da prefeitura.

 

O trabalho para implantação dos corredores expressos é realizado pela Secretaria Municipal de Transportes em parceira com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, que realiza a sinalização horizontal, correção e nivelamento de calçadas e meio-fio e recapeamento das vias que não receberam o Programa Asfalto Liso.

 

Próximos BRS:

Corredor BRS 24 de Maio (Maracanã – Méier)

Rua 24 de Maio
Previsão de inauguração: 1ª semana de outubro
Extensão: 2,3km

Corredor BRS Marechal Rondon (Méier – Maracanã)

Rua Hermengarda
Avenida Marechal Rondon
Previsão de inauguração: última semana de outubro
Extensão: 3,9km

Corredor BRS Humaitá – Botafogo

Rua Humaitá (só com sinalização dos pontos, não tem corredor exclusivo)
Voluntários da Pátria
Praia de Botafogo
Previsão de inauguração: última semana de novembro
Extensão: 3,8km

Corredor BRS Botafogo – Humaitá

Praia de Botafogo
São Clemente
Rua Humaitá
Previsão de inauguração: fim de dezembro
Extensão: 3,8km

 

BRS já implantados:

BRS Copacabana

Trecho - Avenida Nossa Senhora de Copacabana - Inaugurado em fevereiro de 2011
Trecho - Barata Ribeiro e Raul Pompéia - Inaugurado em abril de 2011

BRS Ipanema Leblon

Trecho - Avenida Ataulfo de Paiva e Rua Visconde de Pirajá - Inaugurado em agosto de 2011
Trecho - Rua Prudente de Morais e Avenida General San Martin - Inaugurado em outubro de 2011

BRS Presidente Antônio Carlos e Primeiro de Março - Inaugurado em dezembro de 2011

BRS Rio Branco - Inaugurado em dezembro de 2011

BRS Presidente Vargas - Pistas Centrais - Inaugurado em março de 2012

BRS Presidente Vargas - Pistas Laterais - Inaugurado em abril de 2012

BRS Largo da Carioca Estácio – Inaugurado em agosto de 2013


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços