Hospital Evandro Freire beneficiará mais de 900 mil moradores da região e atenderá seis mil pessoas por mês
28/02/2013 22:30:00 » Autor: Elisa Motta/Fotos: Ricardo Cassiano
A Prefeitura do Rio inaugurou nesta sexta-feira (01/03) o Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador. A inauguração contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do prefeito Eduardo Paes, do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão e do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A nova unidade, com capacidade para até seis mil atendimentos mensais, vai beneficiar cerca de 900 mil moradores da região.
- Ao longo dos últimos quatro anos, com o apoio e respaldo do Governo Federal e do Governo Estadual, a Prefeitura do Rio aumentou a cobertura do programa Saúde da Família de 3,5% para 40% da população. E agora nesse segundo mandato vamos chegar a 70% da população carioca com atenção básica em Saúde da Família. A população da Ilha passou muitos anos aguardando essa obra e para nós é uma honra entregar esse hospital ao lado da presidenta Dilma e do governador. Esse é um hospital completo, feito com qualidade e com gestão compartilhada. Além disso, hoje é aniversário do Rio e eu sou o homem mais feliz do mundo, porque sou prefeito dessa cidade – disse Eduardo Paes.
A presidenta Dilma Rousseff disse que o Hospital Evandro Freire é um 'presente histórico' para o Rio de Janeiro:
- Hoje o Rio recebeu um presente histórico. É muito importante para uma cidade ter um hospital dessa qualidade. Durante a visita, percebi a qualidade dos equipamentos e a amplitude do que é possível fazer em uma unidade de saúde. Uma das coisas que me chamou muita atenção foram os leitos para tratamento de urgência de usuários de crack. É muito importante ter parceiros como o governador e o prefeito no combate ao crack aqui no Rio.
O Hospital Municipal Evandro Freire integrará a rede de urgências e emergências do Ministério da Saúde. A unidade disponibiliza 15 leitos para a internação de dependentes químicos, que serão custeados pelo Ministério da Saúde, no valor de R$ 67 mil por leito ao ano.
O hospital terá 120 leitos, sendo 73 de internação e 30 de unidades de terapia intensiva (UTI) e intermediária (UI). Integrada ao hospital, a Coordenação de Emergência Regional (CER) ocupa o primeiro andar, com acolhimento, classificação de risco, consultórios e 17 leitos distribuídos entre clínica geral e pediatria, com condições de Terapia Intensiva. O centro cirúrgico é composto por quatro salas e cinco leitos de recuperação pós-anestésica. A unidade tem ainda um centro de imagem equipado com dois aparelhos de raios-x, dois de ultrassonografia, um tomógrafo de 16 canais, ecocardiograma, aparelho de vídeo endoscopia e eletrocardiograma.
- Desde que comecei na vida pública sei da promessa de ter um novo hospital na Ilha do Governador. Enfim nasce esse novo hospital, com a ajuda do prefeito Eduardo Paes Aos 448 anos surge um novo Rio e um novo hospital para a Ilha – disse o governador Sérgio Cabral.
Na cerimônia estavam presentes também os secretários municipais de Saúde, Hans Dohmann; da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho; de Obras, Alexandre Pinto; e o vice-prefeito Adilson Pires.
Sobre Evandro Freire: Nascido em Miracema, Rio de Janeiro, em 1931, o médico-cirurgião Evandro Costa da Silva Freire dedicou a maior parte de sua carreira ao serviço público. Morador desde 1970 da Ilha do Governador, formou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - então Universidade do Brasil - em 1954 e poucos anos depois já era professor na Faculdade de Medicina.
Especializado em Cirurgia Geral, foi chefe da equipe de Emergência do Hospital Estadual Getúlio Vargas e integrou o corpo clínico do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Evandro Freire recebeu, em 1998, o título de "State Faculty" do American College of Surgeons, por ter alcançado a performance máxima no "Advanced Trauma Life Suport" (ATLS). Cirurgião reconhecido, teve mais de 100 trabalhos publicados em revistas médicas nacionais e estrangeiras. Faleceu em 6 de outubro de 2011.