Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Guardas municipais concluem estágio de motociclista militar-batedor

14/10/2011 15:27:00


Os guardas municipais Flávio Nogueira Freire, Nelson Pereira Xavier, José Marcos Silva Feitosa e o líder Elias Pedro da Silva, do Grupamento de Operações Especiais (GOE), concluíram na manhã desta sexta-feira, dia 14, o estágio de adaptação de motociclista militar-batedor do Exército Brasileiro. A partir de agora os guardas poderão realizar escoltas de autoridades e viaturas oficiais pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio).

 


A solenidade de formatura aconteceu no 1º Batalhão de Guardas (1º BG) do Exército, em São Cristóvão, onde dez formandos receberam o certificado de conclusão do curso. No final de cerimônia, que foi presidida pelo comandante do 1º BG, coronel Alfredo Bottino, e contou com a participação do inspetor geral da GM-Rio, cel Henrique Lima de Castro, os novos batedores e seus familiares participaram da inauguração de uma placa, com o nome de todos os formandos, que integrará a galeria de turmas formadas no curso do Exército.

 


Com duração de quatro semanas, o curso presencial mescla as aulas práticas com a teoria. Entre as disciplinas abordadas estão: técnicas de escolta, técnicas de pilotagem, mecânica de motocicletas, atendimento pré-hospitalar (APH), legislação de trânsito aplicada a condução de veículos de emergência e direção defensiva.

 


Curso promove integração e troca de experiência

 


A troca de experiências entre o Exército Brasileiro e a Guarda Municipal do Rio de Janeiro foi destacada pelos comandantes da GM-Rio e do 1º BG. Coronel Lima Castro, Inspetor Geral da GM-Rio, elogiou a integração entre as duas Instituições e ainda afirmou que a parceria é muito importante para a GM-Rio. Já o comandante do 1º BG, coronel Alfredo Bottino, afirmou que a GM-Rio é uma co-irmã de seu batalhão.


De acordo com o coordenador do curso, o capitão do Exército Fernando Tanure, a participação dos guardas é sempre bem-vinda e gera uma boa troca de experiências. “O contato dos guardas municipais com o cidadão é maior do que o nosso. Eles lidam com as pessoas no dia a dia. Da mesma forma que eles levam ensinamentos daqui, também deixam com as suas experiências”, destacou o capitão.

 


Para o guarda municipal Nelson Pereira Xavier, que participou do estágio pela segunda vez, a experiência foi muito útil para que ele pudesse renovar os conhecimentos e realizar um trabalho ainda melhor. O GM, que já utiliza a motocicleta em sua rotina de trabalho, destacou a segurança como um dos pontos fortes do curso. “A segurança é primordial. Temos que zelar pelo bem-estar dos nossos companheiros, da escolta e da nossa própria vida, por isso, o preparo e a revisão das técnicas é muito útil”, destacou o guarda.




Serviços Serviços