Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura monumento a Dom Hélder Câmara

12/11/2010 17:47:00


A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos entrega neste sábado, dia 13, com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o monumento ao arcebispo emérito de Recife e Olinda, Dom Helder Câmara, falecido em 1999. A cerimônia será às 10h, em frente à Paróquia São Benedito na Avenida Dom Helder Câmara, 6.653, em Pilares. A obra, confeccionada pelo escultor Otto Dumovich, foi feita em bronze e será instalada na esquina entre as avenidas João Ribeiro e Dom Helder Câmara, antiga Avenida Suburbana, no Largo de Pilares, na Zona Norte do Rio.


As homenagens a Dom Helder Câmara, conhecido como Profeta da Paz, começam com missa que será realizada às 9h pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, na paróquia. Depois, às 10h, junto com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, Dom Orani inaugurará a estátua e dará a benção.

 

A estátua, que faz parte das comemorações pelo centenário do nascimento de Dom Helder, mede 1,80 metros, pesa cerca de 250 kg, e ficará sob pedestal em mármore branco, em frente à Paróquia São Benedito.

 

Dom Helder nasceu no Ceará e ao longo de toda a vida religiosa, direcionou-se a trabalhos sociais. Entre as principais realizações está a Cruzada São Sebastião, conjunto habitacional no Leblon, Zona Sul do Rio, e o Mercado de São Sebastião, na Penha, Zona Norte, para alimentar comunidades carentes. Dom Helder ficou conhecido por sua trajetória de ação pastoral e por sua capacidade de mobilizar a participação de empresas, governo e da sociedade na luta dos direitos humanos. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o prêmio Nobel da Paz.


Esquema de trânsito:


Para a inauguração do monumento, haverá interdição parcial nas avenidas Dom Hélder Câmara (entre a Avenida João Ribeiro e a Rua Francisca Vidal, lado par) e João Ribeiro (entre a Avenida Dom Hélder Câmara e a Rua Glaziou), em Pilares.
 

Em portaria de ontem, dia 11, a Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias atendeu à solicitação dos promotores do evento.




Serviços Serviços