Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio encontra 37 crianças perdidas nas praias das Zonas Sul e Oeste da cidade no fim de semana

14/01/2019 16:07:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) atuou, neste fim de semana, 12 e 13 de janeiro, em várias ocorrências envolvendo crianças perdidas na areia das praias das Zonas Sul e Oeste da cidade. Ao todo, 37 crianças foram encontradas e devolvidas a pais e responsáveis na orla.

 

Um dos casos foi o do menino Taylan, de 8 anos, que estava com a mãe na praia de Copacabana e foi dado como perdido às 10h30 de domingo. A família, que é do Estado de Minas Gerais, estava em uma excursão no Rio de Janeiro. Assim que a mãe deu falta do menino foi pedir ajuda na tenda do Grupamento Especial de Praia (GEP), localizada em frente ao hotel Copacabana Palace. Com a foto do menino, os agentes fizeram algumas buscas na areia e não encontraram. Depois de mais de cinco horas de procura, Taylan foi encontrado em um posto do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros, no Leme.

 

Além do Grupamento Especial de Praia (GEP), outras unidades da Guarda Municipal também encontraram crianças perdidas na areia. Guardas do Grupamento de Operações Especiais (GOE) encontraram uma criança na Praia do Arpoador. No sábado, uma equipe do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) foi acionada para ajudar a encontrar uma menina que tinha se perdido na Praia de Copacabana. A criança foi encontrada pelos guardas em um posto do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros. Outras três crianças foram encontradas e levadas para o Carro Comando, que fica na Avenida Alântica, esquina com Rua República do Peru.

 

Nem todas as crianças têm um final feliz. Um menino de 10 anos se perdeu quando estava com um tio na Praia de Copacabana e foi entregue na tenda operacional do GEP por um vendedor ambulante, por volta das 19h40 de domingo. Depois de mais de uma hora sem que nenhum responsável chegasse para pegar a criança, o menino foi levado para a 12ª DP (Copacabana) e, posteriormente, entregue ao Conselho Tutelar.

 

- Em cada final semana verificamos o aumento do número de crianças perdidas, por isso os pais precisam redobrar a atenção devido ao grande movimento nas praias. O ideal é que os pais identifiquem as crianças antes de saírem de casa, com pulseiras contendo nome e telefone dos responsáveis. Caso precisem de ajuda, os guardas estarão nas tendas operacionais na areia prontos para identificá-las e prestar toda ajuda necessária – afirmou o subinspetor Jorge Guedes, comandante do Grupamento Especial de Praia da Zona Sul.

 

As pulseiras de identificação que são distribuídas diariamente pelo Grupamento Especial de Praia ajudam na localização das crianças perdidas na areia em dias de grande movimento nas praias. O cuidado com os pequenos na praia deve ser redobrado, para que o dia de diversão não se transforme em um dia de desespero.


Imagens relacionadas: