Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guardas municipais recebem o reconhecimento “Excelência Operacional”

11/12/2018 14:40:00


A última edição da homenagem de 2018 agraciou 72 guardas por atuações em ocorrências operacionais e em atos humanitários


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) homenageou 72 guardas municipais, na manhã desta terça-feira, dia 11, com o reconhecimento "Excelência Operacional", criado em 2017 para promover a valorização dos servidores e também estimular boas práticas e motivar o efetivo a agir com mais eficiência na prestação de serviços aos cidadãos e à cidade. Esta foi a quinta edição da homenagem, realizada na seda instituição, em São Cristóvão, na Zona Norte, e contou com a presença do secretário de Ordem Pública, Paulo Amendola, da comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, de integrantes do comando da instituição e também de Alberto Gino, compositor da "Canção da Guarda", que também foi homenageado na solenidade.

 


A escolha das ocorrências é feita por membros da Inspetoria Geral e da Diretoria de Operações, que coordena e controla todas as atividades operacionais das inspetorias, unidades de ordem pública e grupamentos especiais da instituição, levando em consideração características como técnica e perícia, organização, presteza e coragem durante a condução de ocorrências e o cumprimento de missões. As ocorrências escolhidas para a homenagem realizada nesta manhã contou com casos de prisões por flagrantes de roubo, furto e até tráfico de drogas, e também diversas ações de auxílio à população e atos humanitários, onde os agentes foram além do dever e ajudaram a salvar vidas.

 


- A Guarda Municipal tem como missão uma de suas principais missões a proteção dos cidadãos e é isso que essa instituição tem feito desde sua criação, em 1993. Os guardas que estão sendo homenageados hoje, na verdade, são uma pequena mostra do que o efetivo tem feito em prol da população da nossa cidade – destacou o secretário Paulo Amendola durante a solenidade.

 


 Entre as ocorrências estão histórias como a do guarda municipal Luiz Cláudio Nogueira Pimental, da 3ª Inspetoria, que socorreu um policial militar baleado na manhã do dia 20 de novembro, em uma tentativa de assalto na Avenida Brasil, na altura da Cidade Alta, na Zona Norte. O guarda estava a caminho do trabalho e parou próximo ao veículo onde o policial estava. Ao receber o pedido de ajuda, Pimentel levou o policial militar em sua moto até o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, também na Zona Norte, deixando-o aos cuidados da equipe médica. O policial pediu para ser retirado do local com rapidez para evitar que os bandidos retornassem. Há ainda ocorrências onde guardas evitaram que uma pessoa cometesse suicídio, escoltaram ambulância de transporte de órgãos do Albert Schweitzer até o aeroporto Santos Dumont e ainda prestaram primeiros-socorros a vítima de crise de epilepsia.

 

 

Entre as ocorrências operacionais, está a prisão de grupo de bate-bolas formado por 150 pessoas, entre adultos e adolescentes, durante o Carnaval deste ano. O grupo foi conduzido por guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais (GOE) para a Cidade da Polícia, na Zona Norte, após flagrante de roubo e agressão no Centro. Os acusados estavam com uma pistola 9 milímetros, dois carregadores de munição, uma granada caseira e diversos pedaços de paus. Também estão sendo agraciados guardas do Núcleo de Videopatrulhamento da GM-Rio, cuja ação rápida, logo após flagrante de roubo pelas câmeras, permitiu que os agentes na orla detivessem os acusados.

 

 

Ao encerrar a solenidade, a inspetora geral Tatiana agradeceu a participação dos familiares, em reconhecimento ao apoio para cada servidor homenageado e lembrou que o exemplo dado pelos guardas na condução das ocorrências colabora para o desenvolvimento da instituição

 


- Nada pode justificar a omissão ou a falta de atitude e os senhores são a prova disso, pois com excelência realizaram suas atribuições e sem prescindir o lado humano. É isso que a população carioca espera: poder contar com guardas que cumprem seus deveres, mas sempre com respeito ao próximo – concluiu a comandante.


Imagens relacionadas: