Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal promove curso especial de Ações de Controle de Distúrbios

29/10/2018 10:12:00


O Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal do Rio realizará, entre os dias 29 de outubro e 21 de novembro, o Curso Especial de Ações de Controle de Distúrbios, para promover o aprimoramento e a padronização dos conhecimentos técnicos e operacionais a repeito dos protocolos utilizados para esse tipo de ação. Participam da capacitação 13 guardas municipais do GOE e também cinco integrantes do Corpo de Fuzileiros Navais, do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) do Estado do Rio de Janeiro, da Guarda Municipal de Rio das Ostras e do MetrôRio.

 

Além das disciplinas tradicionais, como Deslocamento de Fração Tática, Técnicas de Combate Corporal Misto, Operações em Ambientes Confinados e Técnicas de Segurança e Defesa Civil, o curso também contará com instruções de Psicologia Aplicada, pela primeira vez na grade curricular, e Processo Decisório. As matérias foram incluídas com a finalidade de capacitar os agentes a manter o autocontrole para agir com mais segurança e também a tomar as decisões mais acertadas em situações de estresse e de tumulto.

 

-Durante um distúrbio ou tumulto, muitas vezes as ações podem ser motivadas por paixões, como o amor por um time ou uma convicção religiosa ou política. Queremos auxiliar os agentes a se colocarem no lugar do outro, a não levar as atitudes para o lado pessoal, o que com certeza ajudará a contornar o estresse e também ajudará na tomada de decisões - explica o comandante do grupamento, subinspetor Alex Abrantes.

 

Com carga horária de 185 horas/aula, o curso contará ainda com capacitação para uso de instrumentos de menor potencial ofensivo (IMPO), também conhecidos como equipamentos não-letais, como pistolas de eletrochoque e espargidores. Ao término do curso, os alunos estarão habilitados a utilizar os equipamentos. A grade curricular conta ainda com aulas de Ações de Segurança em Defesa Civil, Ações com Cães, Uso Progressivo da Força e Segurança de Áreas e Instalações.

 

Para participar do curso especial, os alunos tiveram que passar por um teste de aptidão física (TAC), de caráter eliminatório.


Imagens relacionadas: