Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda municipal participa de campanha da ONU

05/10/2018 16:30:00


O projeto social coordenado pelo guarda municipal Nildo Muniz, que oferece aulas gratuitas de balé, participou de campanha do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), vinculada à ONU, chamada #ChooseSport, "Escolha o Esporte", na tradução do inglês. Os vídeos, divulgados no canal do UNODC no You Tube, apresentam o perfil de jovens que tiveram suas vidas transformadas pelo esporte e de treinadores que participaram ativamente deste processo. O objetivo é promover o potencial do esporte na prevenção da violência e na capacidade de afastar jovens das drogas e da criminalidade em comemoração ao Dia Mundial da Não Violência, celebrado no dia 2 de outubro.

 

Há 21 anos na instituição, Nildo Muniz é guarda municipal, bailarino profissional e coreógrafo. Ele é responsável pelo projeto social de dança há dez anos e oferece aulas gratuitas de balé para mais de 200 alunos, entre 7 e 21 anos, no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, Zona Oeste da cidade. A companhia já se apresentou em dezenas de teatros e ganhou diversos prêmios em festivais de dança nas categorias infantil, infanto juvenil e adulto. O projeto é acompanhado pelo UNODC que destaca a importância que o balé possui na vida de muitos jovens da Zona Oeste do Rio. Além de Nildo Muniz, participaram da produção dois alunos do projeto, Vitor Lira, de 16 anos, e Adriele Alexandre da Silva, de 14 anos.

 

- O projeto ajuda esses jovens a saírem um pouco da rotina em que vivem, funcionando, muitas vezes, como uma válvula de escape. Eu não estou aqui para ser um simples professor, estou aqui para orientar o voo desses jovens – afirmou o GM Nildo Muniz em um dos vídeos da série que destaca o trabalho do treinador.

 

A série faz parte do programa "Vamos Nessa", do UNODC. Os entrevistados contam como o esporte e os projetos sociais estão fazendo a diferença em suas vidas. Além disso, mostra um pouco da rotina e da história de vida de jovens acompanhados por projetos sociais ressaltando o objetivo maior que é afastar esses jovens da criminalidade e das drogas.

 

Representada pela hastag #ChooseSport, a série é exibida em vídeos curtos de pouco mais de um minuto com depoimentos do treinador e dos jovens que enfrentam diferentes desafios em suas comunidades. Além da dificuldade de se praticar um esporte como o balé que exige dedicação e muita disciplina, os jovens encontram no projeto uma nova razão de vida.

 

- Não me reconheço sem a dança. O mundo do balé é muito difícil, mas tem me ajudado bastante até hoje. Eu acho que seria uma pessoa vazia sem a dança, pois aqui a gente se sente livre e esquece todos os problemas. No futuro eu quero ser um coreógrafo – disse o aluno Vitor Lira, morador de Inhoaíba.

 

Já Adriele da Silva mencionou os benefícios que o projeto trouxe para a sua vida. Moradora de Campo Grande, ela diz que o esporte ajuda muito o jovem a ter um foco.

 

- O balé mexe muito com o corpo e também com a mente e dá toda uma disciplina. Ele ajuda a ser focada a se esforçar mais tanto no balé como em todas as áreas da vida – afirmou Adriele da Silva em um dos vídeos da série.

 

A série "Escolha o Esporte" foi lançada no 2 de outubro, quando é comemorado o Dia Internacional da Não Violência. A data foi escolhida pela ONU para homenagear o ativista indiano Mahatma Gandhi, que nasceu neste dia no ano de 1869. Gandhi marcou a história da humanidade com uma luta pela paz e combate à violência. Sua atuação pregava a não utilização da violência como protesto no movimento pela independência da Índia.

 

Os vídeos podem ser acessados pelos links abaixo:

Choose Sport - Episode 1 - Ballerina

https://youtu.be/VJpGg04qV9k

 

Choose Sport - Episode 2 – Ballerino

https://youtu.be/WYa-InLIyCk

 

Choose Sport - Episode 3 - Ballet Instructor

https://youtu.be/QMpWUBJxSD0


Imagens relacionadas: