Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Prefeito oferece almoço a nove agentes no Palácio e entrega Certificados de Excelência Operacional

06/06/2018 17:41:00


O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, homenageou nesta quarta-feira, 6 de junho, com um almoço no Palácio da Cidade, nove guardas municipais que se destacaram por suas atuações nas ruas. Ao lado do coronel Paulo Cesar Amêndola, secretário municipal de Ordem Pública, e do diretor de operações da GM, Alex Pinheiro, Crivella entregou Certificados de Excelência Operacional aos agentes e agradeceu pelo trabalho realizado.

 

- Os pequenos gestos de coragem, bravura e honestidade dos guardas municipais no dia a dia é o que celebramos hoje aqui. É um tesouro que não se compra com dinheiro e que junta espírito público, generosidade e respeito à população. O que nos cabe é prestar homenagem, agradecer e bater palmas – declarou Crivella.

 

Os guardas foram homenageados por atos de bravura que resultaram em prisões de traficantes foragidos da Justiça ou por gestos de solidariedade e gentileza com a população. Cada um teve direito a levar um acompanhante ao almoço. No cardápio, feijoada. Todos ouviram do prefeito que suas ações no dia a dia “são exemplos de espírito público que precisam ser multiplicados”.

 

- Esse reconhecimento nos deixa emocionados e felizes. O segredo no nosso trabalho é ser gentil e tratar todos do mesmo jeito. Lá na Urca eu trato da mesma maneira o general e o mendigo – disse o guarda municipal Mauro Fonseca Nogueira, o “Bigode”, há 17 anos na GM, homenageado por atuar com cordialidade na ordem urbana no bairro da Zona Sul.

 

Outro condecorado pelo prefeito, o guarda municipal Ricardo Rodrigues, com 20 anos de profissão, carrega um apelido que já diz tudo sobre sua atuação: ” Gentileza”. Há oito anos em Campo Grande, foi motivo de um abaixo-assinado de moradores da Tijuca pedindo que ele não fosse transferido do bairro, onde atuou por outros três anos.

 

- Eu estendia o tempo do sinal de trânsito para travessia dos idosos, que são muitos lá na Tijuca. Aos poucos, os motoristas foram ficando mais conscientes e esperando numa boa mais 15 ou 20 segundos para que o pessoal da cabecinha branca atravessasse a rua. É assim, com amor. Quem trabalha no trânsito tem que ter amor – ensina o “Gentileza”, esbanjando simpatia.


Imagens relacionadas: