Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Minha mãe, meu exemplo

Mãe e filhas, Roseli, Pamella e Palloma trabalham juntas na 11ª Inspetoria


09/05/2018 15:09:00


A guarda municipal Roseli Ferreira Vieira, de 50 anos, tem o privilégio de trabalhar com as duas filhas, Palloma e Pamella, de 28 e 27 anos, que também são guardas municipais. E a história das três servidoras vai muito além da influência e da identificação que faz com que muitos filhos acabem optando pela mesma carreira dos pais. Roseli tem um linda história de garra e superação e foi uma verdadeira heroína para as filhas, que conquistaram a tão buscada estabilidade proporcionada pelo serviço público graças ao investimento e esforço da mãe.

As três prestaram concurso juntas para a Guarda Municipal do Rio em 2008, foram aprovadas juntas e hoje trabalham na 11ª Inspetoria (Parque Madureira). Com a história de Roseli, Palloma e Pamella, que também já são mães, a instituição homenageia todas as guardas que também têm a linda missão de serem heroínas para seus filhos.


"Costumo dizer que as três terem passado para o concurso da Guarda Municipal foi melhor do que se tivéssemos ganhado na loteria", brinca Roseli. Mas quando começa os detalhes da história, a brincadeira cede lugar à emoção. Ela tentou concurso para a GM-Rio há aproximadamente 20 anos. Na época, como as duas filhas eram pequenas, não teve como se dedicar integralmente para o processo seletivo. Na prova física, que contava com seis tipos de exercícios, Roseli acabou realizando o salto somente na terceira tentativa, o que provocou um estiramento de coxa e a impossibilitou de completar o teste.


Apesar da frustração, Roseli fez uma segunda tentativa no ano de 2008, quando as filhas já estavam maiores e terminando o ensino médio. A GM tomou conhecimento do novo concurso e realizou a inscrição no último dia de prazo com um pouco de incerteza. A prova que ela tentou também foi o última sem limite de idade para ingresso na instituição. "Eu só tinha R$ 200,00 na poupança. Fiquei com medo de não passarmos e de perder o dinheiro, mas decidi arriscar e investir. Paguei as três inscrições e também a matrícula em um curso técnico em enfermagem da FAETEC e passamos tanto no concurso quanto no curso. O dinheiro, que pensei que perderia, Deus multiplicou", conta.

 

Ao término do curso de formação, as três guardas foram trabalhar no projeto das Unidades de Ordem Pública, em bases diferentes, e após a abertura do Parque Madureira, pediram transferência para a unidade. Primeiro vieram Roseli e Pamella e em seguida Palloma. As guardas atuam na 11ª Inspetoria praticamente desde a inauguração do parque. Atualmente, Pamella e Pamella desempenham funções administrativas e a mãe atua no patrulhamento com bicicletas. Segundo o comandante da unidade, o subinspetor Vinícius Barros, Roseli é umas das guardas mais produtivas da unidade.


Além do bom convívio com os colegas de trabalho e do orgulho que tem de ser guarda municipal, Roseli destaca que o trabalho se torna ainda mais compensador por ver que as filhas vêm conquistando muitas coisas por meio da profissão, como a casa própria. "Foi um sacrifício compensador", destaca.
Para as filhas, fica o exemplo e a admiração."Nossa mãe é um porto seguro para nós", conta Pamella. As duas destacam que a mãe sempre se fez muito presente em tudo, as estimulou a estudar, investiu nelas e continua sendo exemplo. Hoje, Roseli ainda ajuda as filhas no cuidado com os netos. Palloma finaliza: "Mãe é eterna!".


Imagens relacionadas: