Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal celebra seus 25 anos na Sala Cecília Meireles

28/03/2018 11:59:00


A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizou solenidade especial na noite de terça-feira, dia 27, na Sala Cecília Meireles, na Lapa, em comemoração ao aniversário de 25 anos da instituição, contando com concerto da Banda Sinfônica, apresentação de Coral e da Companhia de Ballet Nildo Muniz e homenagens a guardas e músicos. Participaram do evento a inspetora geral Tatiana Mendes, primeira guarda de carreira a assumir o comando da instituição, e cerca de 500 convidados, entre inspetores, subinspetores, guardas municipais, além do subsecretário de Ordem Pública, coronel Wolney Dias, e dos ex-comandantes da GM-Rio, major Leandro Matieli e coronéis Henrique Lima Castro e Luis Claudio Laviano, atual comandante da Polícia Militar.


- Esta é uma noite especial. Completamos 25 anos de muita luta e também de vitórias. A Guarda Municipal do Rio é uma instituição respeitada e reconhecida em todo o Brasil porque foi construída com muito trabalho e empenho de todos que passaram por aqui e dos que continuam e se dedicam a cada dia para prestar um bom trabalho à nossa sociedade – declarou a inspetora geral Tatiana Mendes durante a solenidade, em agradecimento aos funcionários.


A primeira atração da noite ficou por conta de12 bailarinas da Companhia de Ballet Nildo Muniz, que faz parte de projeto social dirigido pelo guarda municipal e bailarino Nildo Muniz no Centro Esportivo Miécimo da Silva, na Zona Oeste. As meninas encantaram o público com coreografias nos estilos clássico livre e jazz. E a Banda Sinfônica da GM-Rio executou repertório de 11 músicas com regência dos maestros Ricardo Severino, Nelson da Silva e Sérgio Malafaia, acompanhados do coral da instituição. Entre os clássicos nacionais e internacionais os músicos tocaram "Desafinado", de Tom Jobim, "Brasileirinho", de Waldir Azevedo, "October", de Eric Whitacre, e "What a Wonderful World", de Louis Armstrong.


A solenidade também foi marcada com homenagens em reconhecimento a servidores e colaboradores que ajudaram a construir a história da instituição. Durante o evento, 25 guardas receberam das mãos da inspetora geral a Medalha de Mérito por Tempo de Serviço por terem completado 20 anos de carreira. Também foram homenageados quatro profissionais que fizeram parte da primeira formação da Banda na GM-Rio, o maestro Perasio Sterque, o mestre Joel Menezes, o percussionista Roosevelt Ferreira e o saxofonista João Menezes.


Além disso, foi realizada a premiação geral de atletas e das equipes vencedoras da VII Semana Olímpica, evento já tradicional nas comemorações do aniversário da instituição, e uma homenagem ao guarda municipal Anderson Souza, da Coordenadoria Regional Sul, que conquistou o campeonato mundial de Muay Thai promovido pela Muaythai and Muay Boran Sport Association, na categoria Pró-AM 76 a 79 Kg, no dia 15 de março, na cidade tailandesa Nakhon Ratchasima. Ao final do evento, um grande coral se formou e a plateia cantou a canção da Guarda Municipal "De Sol a Sol", composta por Alberto Gino.


Imagens relacionadas: