Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal participa de feira de inclusão da Pessoa com Deficiência

02/12/2017 18:08:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) participa da 1ª edição da Feira Cidade PcD, uma das maiores do país voltadas para inclusão da pessoa com deficiência, que acontece entre os dias 1 e 3 de dezembro, na Arena 2 do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Durante o evento a GM-Rio vai apresentar trabalhos realizados na cidade como a Cinoterapia, ShowDog e a campanha de orientação e fiscalização do uso de vagas especiais na cidade.


Com expectativa de receber cerca de 15 mil pessoas nos três dias de evento, a Feira Cidade PcD vai apresentar tecnologias, palestras, dinâmicas, oficinas, shows de música e dança e práticas esportivas como basquete e vôlei sentado, toda programação elaborada com objetivo de promover a mobilidade e acessibilidade. O evento acontece das 10h às 19h e terá entrada franca.


O Projeto de Cinoterapia do Grupamento de Cães de Guarda (GCG), é um importante recurso para auxiliar no tratamento médico de crianças e idosos, proporcionando melhorias significativas na qualidade de vida. A terapia utiliza cães no atendimento de crianças de 5 a 8 anos da unidade Tijuca da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae).


No contato direto com os animais, os pacientes apresentam melhorias no sistema imunológico e no quadro clínico. Estudos demonstram que ao acariciar um animal, as pessoas liberam endorfina, hormônio que produz bem-estar. Nas crianças com necessidades especiais, como síndrome de Down, autismo e paralisa cerebral, o tratamento contribui para a cognição, socialização, concentração e mobilidade, desenvolvendo a afetividade e ainda reduzindo o estresse e a agressividade.

O Grupamento de Cães de Guarda também desenvolve a interação com pessoas com deficiência e o público em geral por meio do ShowDog. Os cães dão um verdadeiro show de obediência e integração em espaços públicos levando alegria por onde passa. Outra importante ação da GM-Rio apresentada no evento é a ação da Subdiretoria Técnica de Trânsito (Subtran) que visa orientar a população sobre a importância do respeito às regras de uso de vagas de estacionamento reservadas por lei para pessoas com mobilidade reduzida, como idosos e cadeirantes.

Em maio, a Guarda Municipal deu início a uma ação especial para coibir o uso indevido de vagas especiais de estacionamento em shoppings e supermercados. A iniciativa teve objetivo de assegurar o direito dos cidadãos, que são afetados diariamente nas vias públicas da cidade.

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146 de 2015), 2% das vagas de estacionamento devem ser reservadas a deficientes físicos, e 5% a idosos, conforme prevê o Estatuto do Idoso. Durante a fiscalização dessas vagas os guardas checam se o veiculo está com credencial que identifica o condutor como idoso ou deficiente. As infrações são classificadas como gravíssima no Código de Trânsito Brasileiro, o motorista está sujeito a reboque, perde sete pontos na carteira e a multa é de R$ 293,47.

É a primeira vez que o Rio de Janeiro recebe a feira, organizada pelo grupo Vetor BR Comunicação. Além da Guarda Municipal, a Prefeitura do Rio estará representada no evento mostrando ações nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento social, cultura, transporte e emprego. 


Imagens relacionadas: