Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guardas recebem capacitação em situações de urgência com o Corpo de Bombeiros

07/06/2017 13:23:00


Guardas do Grupamento de Operações Especiais (GOE) e da Academia de Ensino participaram, na terça-feira, dia 6, de curso de Cuidados Iniciais em Situações de Urgência (CISU), ministrado pela equipe de instrução do Centro de Educação Profissional em Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros (CEPAP). A turma formada por 14 guardas contou com instrutores, guardas que atuam como socorristas no GOE e também no patrulhamento de rotina.


O objetivo foi atualizar conhecimentos e capacitar os agentes a prestar atendimento inicial a vítimas de traumas, acidentes e outros tipos de situações emergenciais com segurança até a chegada de socorro especializado. Por causa da presença ostensiva da Guarda Municipal nas vias da cidade, muitas vezes, os guardas municipais são os primeiros agentes públicos a chegar ao local do acidente. O tratamento correto da situação emergencial, que vai desde o isolamento da área até a estabilização de uma vítima em caráter de urgência são essenciais.


- O curso é voltado para bombeiros da área de saúde e combatentes que também adaptamos para ser ministrado em entidades coirmãs, como as Forças Armadas e a Guarda Municipal. Hoje, trabalhamos a parte da cardiologia básica e situações de trauma pré-hospitalar, de acordo com o contexto de atuação dos guardas. A turma foi muito receptiva e todos os alunos demonstraram muito interesse, o que acabou tornando a capacitação ainda mais proveitosa – destacou o instrutor, major-enfermeiro Flávio Sampaio.



Realizado nas dependências da Academia de Ensino, o curso contou com instruções práticas e teóricas, onde os guardas puderam treinar os protocolos de atuação em bonecos bem próximos da realidade do corpo humano. A previsão é que outros GMs também passem pela capacitação.

- O curso foi muito interessante. Os instrutores são altamente qualificados e tornaram o ensino acessível até mesmo para quem não tem muito conhecimento de emergência pré-hospitalar. Desde o curso de nivelamento, muita coisa mudou e passar por este tipo de atualização é muito importante – destacou o GM Leonardo Fragoso, que está há quatro anos no GOE e já teve que apoiar cidadãos em situações de atropelamento e queda.


Imagens relacionadas:


» CISU-3