FUNDAÇÃO INSTITUTO DE GEOTÉCNICA DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – GEO-RIO

Fundação GEO-RIO

Histórico, Visão, Missão, Estrutura - Institucional

A Fundação GEO-RIO foi fundada após os graves eventos chuvosos que castigaram o Rio de Janeiro em 1966. Desde então, o corpo técnico formado por engenheiros e geólogos realiza vistorias e define as obras necessárias para garantir a segurança da população.

Para auxiliar nesta tarefa, a GEO-RIO implementou, em 1996, o sistema Alerta Rio, que mantém 33 estações pluviométricas espalhadas pela cidade para monitorar as chuvas. A partir da análise das condições meteorológicas, o sistema emite alertas em casos de possibilidade de escorregamento. Esses alertas são divulgados à população por meio da imprensa e aos órgãos municipais responsáveis pela retirada das famílias dos locais e outras ações preventivas.

O pioneirismo mundial deste órgão público, aliado ao conhecimento e ao empreendedorismo de seu quadro técnico, levou, em pouco tempo, ao seu reconhecimento como órgão geotécnico de excelência a nível mundial. A GEO-RIO é solicitada por municípios de todo o Brasil para atuar como consultora.

Além das obras, o órgão ficou responsável pelos levantamentos e cadastramentos das características geológico-geotécnicas dos solos, das rochas e das jazidas de materiais de construção e pelo licenciamento e fiscalização dos projetos contenção de encostas e de exploração de jazidas da iniciativa privada. A GEO-RIO também é responsável por licenciar as construções em área de encosta.

MISSÃO: Cuidar da manutenção e execução de obras; das vistorias em encostas, do licenciamento de obras e de exploração mineral, com foco na segurança dos cidadãos do Município do Rio de Janeiro.

VISÃO: Ser conhecida pela excelência de suas intervenções geotécnicas que proporcionam melhor qualidade de vida para a população.

Fundação GEO-RIO

Presidente: André Américo Senos