MINICURSO TDAH - 2ª EDIÇÃO

29/09/2020 13:20:00


Após o sucesso da primeira turma do minicurso de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), que aconteceu no primeiro semestre de 2020, a Escola de Formação Paulo Freire, por intermédio da Gerência de Fomento à Pesquisa e Avaliação Externa e da Gerência de Formação Continuada do Professor Regente, parabeniza os 2923 cursistas que, após 3 meses, aproveitaram a oportunidade de concluir o Minicurso sobre TDAH em sua segunda edição.

Levando em consideração a situação atual da saúde no Mundo devido à pandemia COVID-19, o curso aconteceu na plataforma EPF, totalmente EAD, com carga horária de 20h, para um público diverso. Foram contemplados nessa edição: professores regentes nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino (ou lotados nas GEDs das CREs), coordenadores pedagógicos, professores articuladores, diretores, agentes de apoio à educação especial, agentes de educação infantil, agentes educadores, especialistas de educação, especialistas de educação/supervisor educacional, especialistas de educação/orientador, especial (professor permutado) e professores lotados no nível central. 

Segundo os cursistas, o curso atendeu ou superou as expectativas, de mais de 95% dos concluintes, proporcionando, assim, maior identificação dos alunos com desatenção, impulsividade e hiperatividade em sala de aula, além da compreensão das causas diretas desse transtorno. Dois dos fatores indicados como importantes para o trabalho em conjunto, apontados durante o curso, foram a sugestão do controle inibitório através do visual e a eficácia das táticas apresentadas. Os concluintes declararam que todas as aulas contribuíram tanto para o desenvolvimento profissional, quanto para o crescimento. Sugeriram ainda atividades complementares e declararam que colocarão em prática as habilidades adquiridas no curso assim que as aulas retornarem ao modo presencial. 

O sucesso foi tanto que 80% deles alegaram que recomendariam esse curso para amigos e colegas. Pedimos aos concluintes que atribuíssem uma nota de 1 a 5 para o curso e o resultado foi:



Vamos ver alguns depoimentos?

“Adorei o referencial teórico, a abordagem, a objetividade do curso. A linguagem também, muito adequada, voltada para o cotidiano, com a base científica, mas com foco na prática. (Atendeu plenamente)”

“O curso é interessante e me fez perceber as diferenças entre dificuldades e distúrbios de aprendizagem, além de apresentar formas de tratar o meu aluno e suas especificidades. (Superou as expectativas)”

“Superou minhas expectativas, aprendi muito!! Espero colocar todo o aprendizado em prática, terei um novo olhar com o meu aluno, porém com embasamento! Amei as dicas de atividades, parabéns a toda equipe!”

“Considerei a experiência ótima, pois foram fornecidas informações para identificar as pessoas com TDAH, bem como orientações de como ajudar os alunos com esse transtorno. Além disso, gostei de conhecer mais sobre a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, que não sabia que existia. Pra mim, foi uma grata surpresa descobrir que eles conseguiram que o Enem fornecesse 1 hora a mais para os alunos com esse transtorno, pois tenho uma amiga que possui TDAH e entendo como essa hora a mais era necessária. Em resumo, achei muito válido esse curso, pois não tinha conhecimento das várias alternativas que temos pra melhor auxiliar os alunos com esse transtorno.”

Então, se você não conseguiu concluir ou realizar a inscrição para esse curso, fique atento ao site da EPF que, em breve, lançaremos uma nova turma!
 




56_INSTANCE_qk3I 56_INSTANCE_qk3I p_p_id_56_INSTANCE_qk3I_


Todas as Notícias

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110