Depoimentos Cariocas: Zezé Motta é a entrevistada do Arquivo Geral no Dia Internacional da Mulher

 

A atriz e cantora Zezé Motta é a próxima entrevistada da série Depoimentos Cariocas, com a qual o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro vem registrando as memórias e reflexões de personalidades cariocas – natas ou honorários – sobre sua relação com a cidade. A entrevista com a grande protagonista de "Xica da Silva", premiado filme de Cacá Diegues, estreia no YouTube do Arquivo Geral da Cidade na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, às 17h, no YouTube do Arquivo Geral da Cidade: https://www.youtube.com/user/arquivodacidade

 

Na entrevista, concedida a Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral, Zezé revisita destaques de sua trajetória artística. Entre elas estão sua estreia no teatro, como integrante do coro da peça "Roda viva" (com texto de Chico Buarque e direção de José Celso Martinez Correa, em 1968), sua participação em telenovelas e sua carreira de cantora, que lhe rendeu amigos como Luiz Melodia e Elizeth Cardoso – ambos lembrados na conversa. Outra personalidade citada foi a antropóloga Lélia Gonzalez, nome decisivo para o engajamento de Zezé no movimento antirracista.

 

 

Entre as memórias evocadas por Zezé Motta em sua participação na série Depoimentos Cariocas estão ainda a turnê pelos Estados Unidos com o elenco do espetáculo "Arena Conta Zumbi" (1969) e a passagem pelo Morro do Cantagalo, onde viveu com a família na infância, logo após chegarem de sua cidade natal, Campos dos Goytacazes. A entrevista conta com as participações especiais da presidente do Arquivo Geral da Cidade, responsável pela abertura, e de dois convidados especiais que enviaram perguntas para Zezé: o ator Stepan Nercessian e o cantor e compositor Marcos Sacramento.

 

 

Zezé Motta é a segunda entrevistada de Depoimentos Cariocas na temporada 2022, aberta em janeiro com a participação do produtor, ator e escritor Haroldo Costa. Com a entrevista, suas memórias e reflexões juntam-se às de outras personalidades, como os escritores Ruy Castro, Zuenir Ventura e Nei Lopes, este último autor do maior sucesso da carreira musical de Zezé, o samba "Senhora liberdade", dele com Wilson Moreira.