Depoimentos Cariocas: fotógrafo Walter Firmo é o quinto entrevistado da temporada 2022

 

 

O fotógrafo Walter Firmo é o quinto entrevistado da temporada 2022 dos Depoimentos Cariocas, a série criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para registrar as memórias e reflexões de cariocas sobre a cidade. Gravada no dia 5 de maio, a entrevista poderá ser vista pelo público nesta terça-feira, dia 17 de maio, a partir de 17h, no seguinte link: https://youtu.be/meqNm2Oh1yg

 

Conduzida pelo coordenador de promoção cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta, a entrevista tem participações especiais de três convidados que enviaram perguntas a Firmo: o fotógrafo e cronista Leo Aversa, do fotógrafo e antropólogo Milton Guran e da jornalista Cora Rónai, autora de um perfil sobre Firmo no projeto "Álbum de retratos", publicado em 2005 pelas editoras Folha Seca e Memória Visual. Já a apresentação da entrevista é do Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública, Tony Chalita, que em sua fala destaca a habilidade com que Walter Firmo, "mais do que retratar imagens, retrata sentimento, retrata mensagem, retrata a boa cultura carioca".

 

Nascido no bairro do Irajá, em 1 de junho de 1937, Firmo trabalhou em veículos como o jornal Ultima Hora (onde começou a carreira de fotógrafo, em 1955), Jornal do Brasil e as revistas Realidade, Manchete, Veja e IstoÉ, entre outras. Entre os reconhecimentos que teve ao longo de sua carreira estão o Prêmio Esso de Reportagem (conquistado em 1963, por fotografias e textos que fez para o JB, sobre a Amazônia) e uma série de primeiros lugares nos Concursos Internacionais da Nikon.

 

Através dos livros que publicou e de exposições realizadas no Brasil e no exterior, firmou-se como um dos grandes fotógrafos de seu tempo, com destaque para as imagens posadas que produziu, sempre com um olhar poético e social sobre os personagens retratados – fossem populares ou personalidades, entre elas o artista visual Arthur Bispo do Rosário e ícones da música brasileira, como Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus e Pixinguinha – este último protagonista de sua foto mais conhecida: o músico sentado numa cadeira de balanço, no quintal de sua casa, empunhando o saxofone.

 

A história desta e de outras fotografias de Walter Firmo estão entre as atrações de sua participação nos Depoimentos Cariocas, que neste ano já teve como entrevistados o produtor, ator e escritor Haroldo Costa, a cantora e atriz Zezé Motta, o compositor João Roberto Kelly e a escritora Marina Colasanti. Todas estas entrevistas, assim como as oito realizadas em 2021, podem ser conferidas no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro: https://www.youtube.com/user/arquivodacidade