Atividades Atividades

TESTEMUNHOS DO ISOLAMENTO

 

 

 

 

 

Ao longo dos últimos meses, foi possível perceber que a pandemia mundial de Coronavírus (COVID-19) trouxe alguns desafios inéditos para nossa sociedade. Cada indivíduo viu suas atividades serem transformadas ao longo do período de isolamento social/quarentena e, aos poucos, uma nova rotina foi criada. 

Em face dessas transformações, inspirados por iniciativas internacionais - como as da Associação Pública dos Historiadores de Nova York e do Arquivo Municipal de Barcelona - o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ) se propôs a documentar, coletando essas histórias. Assim, em maio de 2020, iniciamos um novo projeto: Testemunhos do Isolamento.

A experiência do isolamento social/quarentena, ainda que coletiva, afeta de forma singular cada um de nós. Esse projeto tem como objetivo recolher informações sobre esse período histórico a partir da ótica dos indivíduos e seu cotidiano. Com esses relatos pessoais, acreditamos que poderemos contribuir para uma leitura mais abrangente desse evento. Nossa proposta é salvaguardar esses depoimentos e garantir acesso à essa documentação para pesquisadores que se interessem por estudar esse período.

Esse material será recolhido e estará custodiado no AGCRJ para posteriormente ser acessado para consultas e pesquisas. Respeitando sempre a vontade do depoente pelo seu anonimato ou pela sua não autorização na revelação de seu material.

Para participar basta acessar o formulário online clicando na imagem acima, responder as perguntas e submeter seu depoimento.

O espaço também aceita que sejam enviados arquivos de imagem e/ou vídeo juntamente com os depoimentos.