Série Imprensa Alternativa

O acervo Imprensa Alternativa foi doado, em 1992, ao Arquivo da Cidade pela Fundação RIOARTE, órgão da Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Acumulado por iniciativa de Maria Amélia Mello, coordenadora do Centro de Cultura Alternativa, que foi criado em 1980, quando era presidente daquela fundação o escritor José Rubem Fonseca. A intenção do Centro, ao acumular este conjunto de periódicos, foi a de "catalogar o que produziu o país na imprensa alternativa e na produção cultural independente nos anos 60/80."(RIOARTE,1982, p1).

Foram conceituados como imprensa alternativa - pelo Centro de Imprensa Alternativa e Cultura Popular do RIOARTE -, além dos periódicos que contestavam diretamente o regime de exceção imposto a partir de 1964 e os que constituíam veículos de movimentos e correntes de esquerda, também os que não possuíam meios de comunicação de massa, que pensavam de forma independente, que não estavam ligados a esquemas governamentais ou econômicos e que não aceitavam o autoritarismo dominante não só na política, mas nos costumes, no comportamento, na linguagem, nos valores, propondo novos conteúdos e uma diagramação arrojada para época.

Disponibilizamos on-line os periódicos listados em ordem alfabética. Publicações iniciadas por artigos definidos estão organizadas segundo a letra inicial do título subsequente. Ex: Amigo do PovoO; BatalhaA; PasquimO. Cumpre acrescentar que no jornal Totem, de número onze, existe um levantamento da imprensa alternativa existente à época (década de 1970) e o catálogo UAPS – What It's all about divulga uma relação de publicações da imprensa alternativa ao redor do mundo (1979).

Solicitamos que ao utilizar as informações aqui publicadas, cite a fonte. O uso indevido de criação intelectual de terceiros sujeita o autor da ação às penalidades previstas na legislação específica. O uso integral das matérias ou das imagens veiculadas nos periódicos da coleção Imprensa Alternativa, consultados nas dependências do Arquivo da Cidade, dependem de autorização dos que detém os direitos autorais sobre os mesmos

• Acesse o Arquivo Virtual